Dois de Julho: Fogo Simbólico abre celebrações em Mata de São João na próxima segunda-feira (30)
A cidade de Mata de São João dará início, na próxima segunda-feira (30), às celebrações em homenagem ao 2 de Julho, data que marca a Independência da Bahia. O município será palco da tradicional cerimônia de revezamento da tocha do Fogo Simbólico, símbolo do civismo e da luta do povo baiano pela libertação do domínio português.
A programação começa às 8h, com uma solenidade em frente à Prefeitura Municipal. Em seguida, às 8h30, será realizado o revezamento da tocha pelas principais vias da cidade. O percurso será encerrado na ponte que faz divisa com Dias d’Ávila, onde o fogo será entregue ao município vizinho, dando continuidade ao trajeto até Salvador.
Neste ano, a celebração tem como tema “Orgulho de fazer parte dessa história”, reforçando a importância da preservação da memória da Independência da Bahia e homenageando homens e mulheres que participaram da luta pela emancipação do estado em 1823.
Nos últimos anos, Mata de São João passou a integrar oficialmente a rota das celebrações, consolidando-se como um dos pontos de partida do Fogo Simbólico, tradição que antecede as comemorações oficiais do 2 de Julho em Salvador e fortalece o resgate histórico da participação dos municípios da Região Metropolitana nesse importante capítulo da história baiana.
O Fogo Simbólico seguirá por outros municípios da região antes de se unir à chama vinda de Cachoeira, mantendo viva uma tradição que representa a resistência, o patriotismo e a valorização da identidade do povo baiano.

