Notícias

Pedágio da BA-099 está completando 19 anos de amor e ódio com os moradores da Orla

Pedágio da BA-099 está completando 19 anos de amor e ódio com os moradores da Orla 2

A Concessionária Litoral Norte que desde 2000 opera a cobrança de pedágio na BA 0-99, mas conhecida como Estrada do Coco, vai completar 19 anos de atividades no município. Instalada na gestão do Prefeito Tude, hoje vice prefeito de Camaçari, com contrato de concessão firmado com o Governo do Estado da Bahia por 35 anos, Atualmente sua participação societária é composta pelo Grupo INVEPAR com 91,5% (formada pelos Fundos de Pensão, PREVI, FUNCEF, PETROS e a Construtora OAS), e 8,5% da Odebrecht TransPort.

Pedágio da BA-099 está completando 19 anos de amor e ódio com os moradores da Orla 3

A população não recebeu bem a vinda do pedágio, pois, tiraria o livre acesso das comunidades Orla e a ligação com a sede do município. Em contra partida, a Concessionária cadastrou os moradores da região para ter o passe livre dando livre acesso aos veículos nas cabines de cobrança.

Em pouco tempo, o passe livre foi cancelado, e recomeçaria ali uma nova guerra com Abrantes que criou o movimento “Diga não a mudança do pedágio” que não aceitava a mudança do Km 14,5 para as proximidades de Catú de Abrantes, que levaria a todos a pagar pedágio sentido Salvador. A visão dos moradores é que os contratos foram firmados sem nenhuma participação das comunidades, com a omissão do prefeito José Raimundo Tude e vereadores da ocasião. Hoje, a tarifa tem aumento anual pesando no bolso dos que trafegam na rodovia. Recentemente, a prefeitura de Camaçari desapropriou a Estrada do Sucupió que irá criar uma nova via de deslocamento, projeto da CLN para desviar os moradores de Abrantes caso o pedágio se desloque paras as divisas do município de Lauro de Freitas. A população tem que ficar alerta já que a CLN e os políticos que rege o município em relação a esse assunto nunca usaram de transparência com a população. Fica aquela velha frase: Abra o olho !!

Comentários: