Rio Joanes transborda e deixa famílias ilhadas em Lauro de Freitas
As fortes chuvas que atingem Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, provocaram o transbordamento do Rio Joanes na última quarta-feira (7), deixando dezenas de famílias em situação de vulnerabilidade. De acordo o Jornal Correio da Bahia, a prefeitura, assiste 49 famílias, sendo que três delas precisaram passar a noite em um centro de apoio montado pelo município.
Os alagamentos afetaram principalmente os bairros de Portão e Caji-Caixa D’Água, onde ruas ficaram submersas e casas foram invadidas pela água. Segundo a administração municipal, as chuvas intensas que ocorrem desde a sexta-feira anterior (2), somadas à abertura das comportas das barragens, contribuíram para a cheia dos rios Joanes e Ipitanga.
No bairro do Caji, 12 famílias estão recebendo atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). Já em Portão, o número de famílias acompanhadas chega a 37. Uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) permanece no Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), localizado na Rua Cristóvão B. Pires, prestando suporte aos moradores atingidos.
A prefeita Débora Régis (União Brasil) afirmou que todas as secretarias estão empenhadas na tentativa de minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir assistência emergencial à população. “A Defesa Civil está atuando dia e noite para atender a população”, disse.
Apesar dos alagamentos, até o momento não há registro de deslizamentos de terra ou desabamento de imóveis na cidade. A previsão para os próximos dias é de chuvas moderadas, mas a Defesa Civil alerta que o quadro pode mudar e continua em monitoramento constante.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou entrar em contato pelo WhatsApp (71) 3288-8628.