Rodoviários e empresas entram em acordo e paralisação dos ônibus de Salvador é cancelada
O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Estado da Bahia decidiu cancelar a paralisação que ameaçava deixar os usuários de ônibus da Capital Baiana sem transporte na próxima quarta-feira (29), início do feriado de Corpus Christi. A desistência veio após um acordo alcançado entre os dirigentes sindicais e as empresas de transporte, que foi firmado na manhã desta terça-feira (28).
Dentre as principais conquistas da negociação está o reajuste de 4% no salário dos trabalhadores, além de um aumento de 4% no valor do ticket alimentação. Além disso, uma das demandas apresentadas pelos trabalhadores, que é o uso de bermuda durante o expediente, será objeto de um estudo para avaliar sua viabilidade.
Essas condições foram parte de uma proposta elaborada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que mediou os encontros entre o sindicato e as empresas ao longo desta semana.
O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Hélio Ferreira, defendeu a proposta alcançada, destacando os benefícios conquistados pelos trabalhadores. “Tivemos um ganho real no salário e avanços com relação ao uso de aplicativo para controle de horas extras, por exemplo. São avanços importantes”, justificou Ferreira.
Com o impasse resolvido e a paralisação cancelada, os usuários de transporte público em Salvador poderão aproveitar o feriado com mais tranquilidade, sabendo que os ônibus estarão operando normalmente.