Estudo que vai aumentar tarifa do transporte de Salvador está em fase final
O Secretário de Mobilidade em Salvador, Fabrizzio Muller, comunicou nesta sexta-feira (31), que o ´prazo do estudo que vai fazer a revisão tarifária doo transporte público de Salvador está em fase final.
Segundo o titular da Semob, o aumento é uma revisão tarifária, diferente do reajuste porque tem o objetivo de levantar todos os custos e todos os ganhos de eficiência que o sistema passou nos últimos quatro anos. A partir disso, uma nova tarifa é estimada.
“Os estudos de revisão tarifária estão em fase final. Esse não é um ano de reajuste, é ano de revisão tarifária, que é um processo muito mais complexo, que demanda mais tempo. Acredito que no mês de abril deva existir algum posicionamento”, disse Muller durante entrega da nova estação do BRT, no Itaigara.
No último aumento em 2022, o prefeito Bruno Reis, foi a Brasília para acompanhar a votação do PL do transporte público na Câmara dos Deputados para subsidiar as prefeituras e manter às passagens sem acréscimo. Na ocasião, a matéria sequer foi apresentada na Casa e a ajuda que previa a liberação de R$5 bilhões para os municípios soou mais como desculpas para penalizar ainda mais os custos das empresas e a renda dos usuários que anda de ônibus.
Nas vésperas de mais um aumento, ‘apelidado de revisão tarifária’, o prefeito disse que vai a Brasília para acompanhar a reforma tributária. Ou seja, desta vez vai ter elevação da tarifa, pois nesse aumento específico, a argumentação está no estudos de revisão.
Para os passageiros, que bancam o sistema, preparem o bolso.