Turismo

Praias de Guarajuba e Itacimirim renovam selo Bandeira Azul para temporada 2022-23

As praias de Guarajuba e Itacimirim, no litoral de Camaçari, acabam de renovar o selo Bandeira Azul-2022-23, programa de certificação internacional que incentiva a promoção da qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços públicos, turismo sustentável e responsabilidade social.

O prêmio obedece 32 critérios em que os municípios concorrentes para manterem o selo devem cumprir e serem reconhecidos pelo programa. A iniciativa é da internacional promovida pela Foundation for Environmental Education (FEE)- Dinamarca, representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).

Além das praias do Litoral de Camaçari, que seguem com o prêmio ecológico internacional pelo quarto ano consecutivo, a praia da Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, na Ilha dos Frades, em Salvador, também recebeu a honraria pela 10ª vez. Ao todo  20 praias do país e marinas brasileiras receberam e mantiveram a certificação de qualidade.

A Secretária do Turismo (Setur) de Camaçari, Cristiane Bacelar, falou da importância para o município, no âmbito da atividade turística e econômica, que atrai novos investimentos e fortalece a economia da região. “A Bandeira Azul atrai para o município um turista diferenciado, com poder aquisitivo maior. Países da Europa e os Estados Unidos procuram localidades que possuem esta certificação para passar suas férias. Automaticamente, isso fomenta toda a economia local e desenvolve toda a região”, citou.

Em outubro, foram divulgados os nomes das 29 praias e 11 marinas brasileiras selecionadas, de acordo com avaliação de um júri internacional. Conforme as especificações do calendário da FEE, em novembro próximo acontece o início da temporada Bandeira Azul no Hemisfério Sul, quando serão realizadas as cerimônias de entrega e hasteamento das bandeiras, com data ainda a confirmar.

Comentários: