Notícias

Braskem é destaque em premiações que reconhecem as melhores empresas do país 

A Braskem recebeu duas premiações importantes no âmbito empresarial brasileiro. Considerada uma das maiores companhias do país, a petroquímica vem colhendo os frutos do excelente desempenho em 2021 e por seus esforços em ESG. Os reconhecimentos foram publicados pelo Valor Econômico em 05 de setembro, e pela revista Exame no dia 12.

 

Valor 1000

Na 22ª edição do “Valor 1000”, a companhia foi considerada a oitava maior empresa do país e líder na classificação setorial “Química e Petroquímica”, atingindo 83,5 pontos.

Considerando apenas as 20 maiores do país, a Braskem figurou no 5º lugar entre aquelas com maior lucro líquido e rentabilidade do patrimônio líquido. Também ficou na 4ª colocação quando os critérios são lucros de atividade e Ebtidas.

Ao todo, foram premiadas 26 empresas e bancos, após 1.069 serem avaliadas pelo Valor, Serasa Experian e o Centro de Estudos e Finanças da FGV. A análise de desempenho das companhias que compõem o anuário “Valor 1000” resultou em rankings comparáveis, demonstrações financeiras consolidadas, faturamento bruto e outros itens estratégicos retirados dos balanços ou informados pelas companhias ou instituições.

 

Ranking Maiores e Melhores

Já na 49ª edição do ranking “Maiores e Melhores”, da revista Exame, a Braskem garantiu a primeira colocação na categoria “Petróleo e Químico”, com 7,76 pontos. A conquista se deu após uma análise com critérios contábeis-financeiros, sobre crescimentos de 2020 e 2021 e atuação em ESG.

O ranking “Exame – Maiores e Melhores” avaliou mais de mil empresas e as elegeu por categoria. Foram observadas as performances econômicas das companhias, que juntas somam a receita líquida de R$ 6,26 trilhões e um patrimônio de R$ 18,6 trilhões.

“É muito gratificante receber reconhecimentos importantes como esses neste ano do 20º aniversário da Braskem. Isso mostra que estamos no caminho certo para continuar gerando bons resultados financeiros com competitividade e sustentabilidade, fazendo a diferença com boas práticas em ESG e com o propósito de melhorar a vida das pessoas criando soluções sustentáveis da química e do plástico”, declarou Marcelo Arantes de Carvalho, vice-presidente global de Pessoas & Organização, Marketing e Comunicação Corporativa e Relações com a Imprensa da Braskem.

 

A empresa

Criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrecht e do Grupo Mariani, a Braskem é, hoje, a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas  e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos. Sua produção é focada nas resinas polietileno (PE), polipropileno (PP) e policloreto de vinila (PVC), além de insumos químicos básicos como eteno, propeno, butadieno, benzeno, tolueno, cloro, soda e solventes, entre outros. Juntos, compõe um dos portfólios mais completos do mercado, ao incluir também o polietileno verde, produzido a partir da cana-de-açúcar, de origem 100% renovável.

As unidades da Braskem estão presentes no Brasil, nos Estados Unidos, no México e na Alemanha, além de 16 escritórios regionais em outros países. Ao todo, são 40 unidades industriais, 29 estão instaladas no Brasil, nos estados de Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Cinco estão nos Estados Unidos, duas estão na Alemanha e quatro no México. Clientes em mais de 70 países, em todos os continentes.

A capacidade de produção da empresa atinge mais de 16 milhões de toneladas/ano de resinas termoplásticas e outros produtos químicos.

 

Comentários: