Serviços de cartórios sofre reajustes e pesa no bolso dos baianos
No ultimo dia 07/03 o Tribunal de Justiça da Bahia anunciou a nova tabela de custas 2019. Para quem não tem familiaridade com o termo, é simplesmente o aumento que o TJ-BA realiza anualmente, mais comum a população nos serviços de cartórios.
Assim, quem ainda está na ressaca da folia de carnaval, for a qualquer cartório, seja de Notas, civil, de imóveis e títulos e documentos vai sentir o peso no bolso para solicitar os serviços. O procedimento mais usado pela população que é autentificação de documentos e reconhecimento de firma passa a custar R$5,00
Comparado aos valores antes da privatização, que em média tinha o valor de R$1,20. O interessante é que esses aumentos são anunciados anualmente sem nenhum diálogo com a população, que sem opção é forçada a pagar pelas altas taxas. Assunto que deveria entrar em pauta pelos deputados estaduais eleitos pelo povo e pouco exerce a defesa dos interesses coletivos.
Portanto, a passividade reina, ano que vem mais aumento terá, e o povo sofrendo continua a pagar.” Sai a fantasia do carnaval e volta o cotidiano sofrido. Afinal, nos bancamos tudo e o governo administra… Triste Bahia!
Redação do Orla News