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Contribuintes relatam dificuldades no atendimento presencial e online para aderir ao Refis 2022

Com prazo até 31 de março, a Secretaria da Fazenda de Camaçari (Sefaz) divulgou os números de contribuintes, donos de imóveis que aderiram ao programa de Refinanciamento Fiscal (Refis) 2022. A iniciativa dão oportunidades para quem tem dívidas atrasadas de IPTU, que podem chegar até 100% em multas e juros para pagamento em parcela única.

Informações da Secretaria, a adesão se aplica a débitos tributários e não tributários adquiridos junto ao município, em razão de fatos geradores ocorridos até 30 de novembro de 2021. Até esta terça-feira (22/2), 1.684 contribuintes aderiram ao Refis.

No entanto, apesar de atingir um bom número de pessoas que procuram se livrar de dívidas com o município, muitos devedores reclamam da dificuldade para se ajustar ao sistema online e da lentidão do atendimento nos postos de arrecadação do órgão.

Segundo relatos de contribuintes, para conseguir o Refis online, a Fazenda está obrigando o cidadão a realizar o recadastramento, com envio de documentação do imóvel, documento de identificação, comprovante de residência e preencher um formulário; que vem gerando insatisfação do usuário, quando os dados não batem com os cadastros no sistema, e consequentemente tem a adesão ao programa negado.

Para quem busca atendimento presencial, os postos têm atendimento limitado com o fechamento dos Centro de Arrecadação Municipal, pelo atual governo. A pouca estrutura de acesso ao público, se limita a uma mesa e a um funcionário; que se desdobram para dar conta da grande procura da população, principalmente na Orla.

Apesar dos transtornos passados pelos contribuintes, a Sefaz disse que disponibiliza o agendamento pelo Call Center, disponível pelo número (71) 2886-1345, ou do WhatsApp (71) 98796-9856 (atendimento exclusivo via mensagem de texto). O expediente funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A secretaria afirmou que, canais citados também podem ser utilizados para esclarecer dúvidas relativas a outros serviços prestados pela pasta.

 

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