Notícias

João Roma anuncia envio de 90 médicos às regiões atingidas por chuvas na Bahia

O ministro da Cidadania, João Roma, está na Bahia desde domingo (26), acompanhando a triste situação das fortes chuvas, que vem devastando cidades baianas nos últimos dias. Durante entrevista na cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, que também tem sido fortemente afetada pelas chuvas, Roma anunciou o envio de noventa médicos pelo Ministério da Saúde, para auxiliar a população atingida pelas fortes chuvas no sul da Bahia. 

O governo do estado, também neste domingo, via decreto, mais de 47 cidades na lista de municípios em situação de emergência por conta das tempestades. Com isso, chega a 72 o número de municípios nesta condição. Segundo ele, 37 cidades da região estão embaixo da água, atingidas de forma mais intensa pela subida do nível dos rios.

Apesar do anseio dos baianos, para cessar as chuvas que tiraram o sono do verão na Bahia, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantiveram o alerta de alto risco de novas inundações e deslizamentos de terra na Bahia, devido ao acumulado de chuvas dos últimos dias e à previsão de novas precipitações.

Até o presente momento, o governo federal disse ter aplicado cerca de R$ 20 milhões da Defesa Civil Nacional nos esforços para atender a população atingida. Nesta segunda, o governo estadual também divulgou a abertura de uma linha de crédito especial, de até R$ 150 mil a juro zero, para recuperar estabelecimentos comerciais prejudicados.

 

Comentários: