Governo do estado aumenta IPVA 2022 na Bahia
Mesmo com a economia em recuperação após as medidas restritivas contra covid-19, que atingiram drasticamente a renda das famílias baianas, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) informou que o IPVA em 2022 terá aumento médio de 22,8% na Bahia.
De acordo com a secretaria, a alíquota do imposto era a mesma na Bahia há 18 anos. Informou ainda que como tem acontecido em todo o país, os preços têm sido fortemente impactados pela inflação e pela conjuntura internacional de escassez de peças.
Esse aumento teve como base a pesquisa de valor de mercado dos veículos feita pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) a partir das informações de outubro de 2021.
Segundo a Sefaz, com o objetivo de atenuar o efeito dessa nova realidade do mercado sobre o custo do IPVA, o governo da Bahia anunciou o desconto de 20% no pagamento antecipado, até 10 de fevereiro, do valor integral do IPVA em 2022.
Nos anos anteriores, quem quitava o IPVA em fevereiro tinha 10% de abatimento, e quem optava pela quitação no início do parcelamento recebia 5% de desconto.
Além disso, será possível parcelar o pagamento do imposto em cinco vezes. Tradicionalmente, o contribuinte baiano podia parcelar o IPVA em três vezes.
As mudanças estão definidas em portaria a ser publicada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) na edição desta quinta-feira (23) do Diário Oficial do Estado (DOE). As informações estarão disponíveis também no site do órgão ou via 0800 071 0071.
De acordo com o fisco estadual, a frota tributável da Bahia é de cerca de 2,2 milhões de veículos, e o IPVA constitui a segunda fonte de arrecadação tributária do Estado.
Fonte: G1/BA