Turismo

Camaçari: III Fórum de Turismo leva debate sobre tecnologia e Inovação no setor

Com o tema Tecnologia e Inovação, a Setur – Secretaria do Turismo do município de Camaçari em parceria com o Banco do Nordeste, promoveu na manhã desta quarta-feira (01/12), o III Fórum de Turismo da Costa de Camaçari. O evento aconteceu no Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba, e abordou entre diversos assuntos, a integração da cadeia produtiva, aliando planejamento e capacitação, para potencializar o fomento do segmento como propulsor do desenvolvimento econômico da região litorânea da cidade.

Anfitriã do evento, a secretária de Turismo de Camaçari, Cristiane Bacelar, ressaltou a importância da temática que norteia esta edição do fórum, que é a Tecnologia e a Inovação no Turismo. “Estamos falando de tecnologia e inovação porque entendemos que nossa cadeia produtiva deve estar preparada para evoluir cada vez mais e utilizar recursos que agregam na atuação. Essa é a preparação para a potência que queremos nos tornar dentro do turismo na nossa cidade, no nosso estado e no nosso país”, revelou a gestora da pasta.

 

 

Camaçari: III Fórum de Turismo leva debate sobre tecnologia e Inovação no setor 2
Foto Divulgação: Setur Camaçari

Representando os vereadores presentes, o presidente da Câmara de Camaçari, o vereador Júnior Borges, falou da necessidade de imunização da população, para que a curva de contágio continue em decréscimo e a situação de normalidade possa ser restaurada com maior celeridade. “O turismo precisa ser reaquecido e Camaçari tem vocação pra isso. Mas também precisamos estar atentos à segurança, por isso reforço a necessidade de imunização pela população. Tudo isso deve ser considerado nesse contexto de planejamento e de expectativa que temos em torno do turismo na nossa cidade”, declarou.

O vice-prefeito de Camaçari, José Tude, participou do evento e destacou os atrativos de Camaçari, “que tem esses 42 km de litoral lindos, ótimas praias, e além das praias, nós temos outras atrações turísticas importantíssimas no município. Esse terceiro fórum vai numa linha de tecnologia, ou seja, de como o turismo pode e deve se adaptar a esse novo momento que estamos vivendo no mundo”.

O CEO da Founder Bebook, Christiano Penna, falou como a tecnologia fez a hotelaria recuperar o seu potencial e apresentou a startup Bebook, que é “nossa solução, um robozinho que monitora o mercado o tempo todo ajuda o hoteleiro a desbloquear o faturamento potencial”. Ele explicou a metodologia, a visão analítica e a importância dos dados, como análise de mercado e do negócio, “você tem de entender, por exemplo, a sazonalidade, qual dia da semana você vende mais, por qual preço, fazer análise futura disso tudo, numa velocidade muito rápida”, explicou.

 

 

Camaçari: III Fórum de Turismo leva debate sobre tecnologia e Inovação no setor 3
Foto divulgação: Orlanews

Com a palestra Tendências e oportunidades para maior produtividade pós-pandemia, a CEO da Go consultoria e presidente da Hospitality Sales and Marketing Association International (HSMAI) – Brasil, Gabriela Otto, falou com os presentes. Ela apresentou números de mercado, o histórico do que está acontecendo com os números da hotelaria, dicas de como retomar melhor e finalizou destacando a importância da análise de dados. “Pra gente prestar um excelente serviço, fazer com que o cliente retorne, por mais tecnologia que exista, a gente precisa disso para análise de dados, para conseguir ainda mais envolvê-lo e aumentar a nossa lucratividade, a tecnologia é o meio, não é o fim. A gente não pode esquecer a humanização, trabalhar com a automação, mas sempre com equilíbrio na humanização”.

Também estiveram presentes o secretário de Turismo de Esplanada, Fabrício Pimenta; do superintendente estadual do Banco do Nordeste, José Gomes; do superintendente de Promoção em Serviços Turísticos do Estado, João Henrique Paulilo; entre outras personalidades, além da participação de representantes do trade turístico local, artesãos, ambulantes e empresários do ramos. 

Comentários: