População prestigia e aprova último dia do Festival da Sustentabilidade
Dezenas de pessoas prestigiaram a programação do último dia do Festival da Sustentabilidade, neste sábado (9/10), no Horto Florestal Linaldo da Silva. O evento promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), teve início na última segunda-feira (4/10). A atividade teve como objetivo, ampliar a informação dos diferentes públicos para temas que dizem respeito ao futuro comum da sociedade.
Durante todo o dia, várias atividades simultâneas marcaram o evento. Logo no início da manhã, o Eco Bike abriu a programação. Cerca de 100 ciclistas participaram do trilhão de aproximadamente 22 quilômetros (Km), que saiu da Praça do Papagaio, em Jauá, com destino ao Parque Cacimbão, em Arembepe. Ao mesmo tempo, foi realizada na área externa do Horto Florestal, a 1ª Feira Axé Sustentável, que reuniu 50 expositores de Camaçari e da Região Metropolitana.
A rendeira de bilro, Maria do Carmo Amorim, 74 anos, veio da cidade de Saubara, para expor seu trabalho na Feira Axé Sustentável. “Eu gostei muito. Que iniciativa maravilhosa. Eu vim de Saubara para participar e achei maravilhoso. E Feira é consequência, a gente vem para vender, mas também para mostrar nossos produtos. Muitas pessoas passaram por aqui, olharam e conheceram, e isso é bom para nós”, disse.
O professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Geraldo Aquino, participou da Feira com a equipe da Rede PANC Bahia, trazendo Plantas Alimentícias Não Convencionais e ficou encantado com o evento. “Achei fantástico. Temos aqui hoje uma diversidade de expositores, de produtos de artesanato, produtos naturais, uma feira muito rica. Parabenizo muito a organização do evento, muito bom!”, concluiu.
Ao longo do dia, as pessoas que foram ao Horto Florestal Linaldo da Silva prestigiaram exposições de diversas empresas e secretarias que desenvolvem o trabalho sustentável no município, além da trilha de conteúdo. O consultor de sustentabilidade da empresa Alphaville Urbanismo, Gustavo Aloe, falou sobre sustentabilidade. “A sustentabilidade também precisa acontecer de dentro para fora. Não adianta você separar o lixo de casa, mas não aprender a cuidar de si mesmo. E como isso? Cuidar da nossa saúde, consumir coisas boas, esse é o primeiro ponto da sustentabilidade”, enfatizou. Além disso, ele ainda explanou sobre os alguns R’s da sustentabilidade, entre eles o repensar.
A diversão foi garantida também para as crianças que visitavam o local. A moradora do Parque Verde I, Rafaela Silva, chegou cedo com a filha e curtiu bastante. “Eu achei a programação muito boa para as crianças. O lugar também ficou muito lindo!”, destacou. No período da tarde, a banda infantil Pé de Lata, fez a alegria dos pequenos. Logo em seguida, a professora de dança, Sara Estrela, fez uma interação com o público. A noite foi encerrada com o show da banda SDL.
A gestora da Sedur, Andréa Montenegro, participou de toda a programação e ficou muito satisfeita com o resultado do festival. “Estou muito feliz. Graças a Deus, mais uma missão concluída com êxito. Agradeço primeiramente a Deus, a toda a gestão pelo apoio que foi dado para a realização do Festival da Sustentabilidade, aos palestrantes, expositores, e a todos que por aqui passaram ao longo da semana. E não posso deixar de agradecer também, a toda equipe Sedur, que contribuiu direta ou indiretamente para a realização do festival”, finalizou.
Toda programação do Festival da Sustentabilidade contou com o apoio de diversas secretarias municipais, além de empresas privadas.