Com plantio de 120 mudas de árvores nativas, Fonte do Buraquinho entra na primeira fase de revitalização
Na manhã deste sábado (21/08), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com moradores, foi dado o pontapé inicial para a revitalização da Fonte do Buraquinho, em Vila de Abrantes, Litoral de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A ação faz parte do Projeto Reflora Camaçari, que visa restaurar patrimônios ambientais junto às comunidades.
Na ocasião, com a presença de moradores e políticos do município, a secretária da Sedur, Andréa Montenegro, mais uma vez apresentou o esboço do projeto de criação do parque, que teve início com o plantio de 120 árvores nativas, e limpeza do local.
A secretária falou que a Fonte do Buraquinho se encaixa no Projeto Reflora Camaçari, que visa resgatar a história de um povo e revitalizar o lugar.
Também presente no evento, o Vereador Gilvan Souza falou que as benfeitorias que serão realizadas na Fonte, são garantias de direitos, em um equipamento que dava água potável e condições de sobrevivência para a comunidade.
Por sua vez, a vereadora de Fafá de Senhorinho, falou da importância que o local tem no seu passado, quando jovem usava a fonte para atividades domésticas. Emocionada, ela diz que se sente muito feliz e muito grata pela transformação que passará o local.
Odilon Montenegro, frisou que, após a década de 70, a história de Camaçari foi deixado de lado, em meio ao apogeu do polo industrial. Segundo um dos maiores conhecedores de Camaçari, aqui já existia a história de um povo desde 1558. Citou o ex vce-prefeito da cidade.
Um dos protetores da Fonte, o Pastor Hilário Lisboa, relatou que tempos atrás teve que retirar caçambas de entulho da fonte, e viu praticamente o local destruído por pessoas irresponsáveis. “Para mim é um momento de muita emoção pois vivemos aqui tempos difíceis… Desafiamos pessoas que não conheciam a história e queriam usurpar do que é nosso e de toda população. Então, para o que agente vê hoje, o poder público tomar esta iniciativa, é motivo de muita emoção; só temos que agradecer mesmo.”
Segundo Sedur, a fonte receberá assistência de todas as secretarias, e o Parque terá trilhas, aparelhos de ginástica e parque infantil. As benfeitorias terão início na próxima semana.