Notícias

Técnicos da Sedur e Inema firmam cooperação técnica para implantação do Parque das Dunas de Abrantes e Jauá

Em reunião na última quinta-feira (5/8), técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) de Camaçari, visitaram o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), firmaram parceria de cooperação técnica, para subsidiar a implantação do Parque Natural Municipal Dunas de Abrantes/ Jauá, Litoral de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Segundo a titular da Sedur, a secretária Andréa Montenegro, o projeto de implantação do Parque está sendo estudado diretamente pelos técnicos da Sedur e segue com muito cuidado. “Feito um trabalho de georeferenciamento da área, e estamos organizando o material,  e em tempo oportuno iremos nos reunir com a comunidade.” Relatou.

A ação da atual gestão da Sedur, deve pôr um fim aos 44 anos de espera da implantação do Parque, criado por decreto do então prefeito Humberto Henrique Garcia Ellery, em 1 de março de 1977. Na época, o parque perfazia uma área de  1.200 hectares, e no passar dos anos foi dissolvida pelos crimes ambientais que vão desde construções irregulares, caça de animais silvestres, captação de água e retirada ilegal de areia, mesmo integrando a Área de Proteção Ambiental (APA Joanes-Ipitanga). 

Hoje, a área atinge pouco mais de 400 hectares. Moradores e ambientalistas acompanham os trabalhos da Sedur para salvar o que restou do bioma local, na constante luta e defesa pelo parque, garantindo a preservação desse patrimônio natural, que pode vir a ser mais um atrativo turístico dos tantos que atrai turistas do Brasil e do mundo, para uma região riquíssima em beleza, e que deve ter uma atenção especial.




Comentários: