Vereador Gilvan Souza pede a Criação de um Centro de Equoterapia para a Costa de Camaçari
A Câmara de Vereadores de Camaçari, durante a 6ª sessão ordinária do segundo período de 2021, aprovou na manhã da última terça-feira (31), a criação de um centro de equoterapia municipal para a Costa de Camaçari.
A indicação de Nº796/2021, de autoria do Vereador Gilvan Souza, em parceria com a vereadora Fafá de Senhorinho, visa democratizar o acesso ao tratamento para as pessoas com deficiência especiais no município.
A Equoterapia é o método de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. É um dos principais tratamentos de reabilitação para pessoas com limitações físicas ou mentais.
Estudos comprovam que a equoterapia consegue alcançar excelentes resultados em tratamentos relacionados aos movimentos dos quadris e coluna vertebral, assim como no desenvolvimento da fala, socialização e até mesmo autoconfiança.
O vereador Gilvan Souza, abordou os benefícios para as crianças especiais que são assistidas pela terapia. Ele ainda frisou que a cede do município tem uma assistência muito boa, e esse serviço deve ser ampliado para os moradores da Costa, que necessitam de atendimento.
“Acho que a Câmara requer essa discussão, que atende o coletivo da cidade, pois a pessoa com deficiência atinge quase 25% da população de Camaçari. Então, o Centro de equoterapia ou terapia assistida com cavalos, é uma terapia que atende acidentados, mobilidade reduzida, pessoas com deficiência física e mental, que ajuda muito, não só nas questões de movimentação física, mas também motora e de fala. Ou seja, dá uma resposta muito bacana, e ainda vive um ambiente diferenciado que dá uma forma lúdica de envolver a criança. Citou o vereador Gilvan.
Aprovada por unanimidade, a proposição segue agora para o Executivo decidir se atende a demanda.