Notícias

Vereador cobra instalação da Policlínica de Abrantes e do PA de Monte Gordo em audiência da saúde na Câmara

 Na tarde desta quinta-feira (30/09), durante audiência pública de prestação de Contas da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), referente ao 2º quadrimestre de 2021, o  presidente da Comissão de Saúde, da Câmara de Vereadores de Camaçari, Val Estilos (REPUBLICANOS), questionou ao  secretário Elias Natan, sobre a implantação da Policlínica de Abrantes e do Pronto Atendimento de Monte Gordo, na Costa de Camaçari.

Em reposta, o secretário Elias Natan respondeu que a proposta do governo é ampliar e descentralizar a saúde no município e vem discutindo junto com o prefeito Antônio Elinaldo,  a implantação do Multicentro em Abrantes. Mas, devido aos investimentos maciços este ano no enfrentamento a Covid-19, ainda não será possível contemplar Vila de Abrantes com a policlínica de especialidade este ano. Natan, não afirmou e nem deixou claro se no próximo ano haverá  possibilidade de efetivação da unidade. 

Enquanto ao PA de Monte Gordo,  ele explicou:  “O prefeito tentou construir o PA de Monte Gordo, e buscamos recursos junto a CAF. Foi um dos motivos de termos ido a Brasília, junto ao banco de investimento e empréstimos aos municípios, para que pudéssemos incluir esse programa na construção do PA. Tivemos alguma dificuldade pois originalmente isso não constava nesse programa, a construção de Pronto Atendimento, mas o prefeito vem lutando para conseguir esse recurso”, citou. 

 

Entenda o caso da policlínica

A policlínica de Vila de Abrantes, foi promessa da gestão municipal em 2018, com um pacote de medidas da Sesau para melhorar a saúde no Distrito de Abrantes.  Na ocasião, foi implantado o Distrito Sanitário; a volta do PA de Abrantes, após fechamento por seis meses;  a requalificação da Unidade Básica de Saúde da Família do bairro, e a policlínica. O Governo até alugou um imóvel na Estrada do Coco, antes do pedágio em agosto de 2018 , ficando dois anos sem funcionar.

No início de 2020,  Natan, na inauguração do Multicentro de Monte Gordo, fez mais um anúncio da implantação da policlínica de Abrantes, com renome de Multicentro de Saúde do Distrito Sanitário de Vila de Abrantes.

 

Vereador cobra instalação da Policlínica de Abrantes e do PA de Monte Gordo em audiência da saúde na Câmara 2
Prédio alugado na BA-099 em agosto de 2018, para instalar a policlínica de Abrantes
Foto divulgação/Orlanews

Nesse período, mas precisamente em novembro de 2019, o Governo do Estado inaugurou a Policlínica Regional de Saúde em Simões Filhos, que teoricamente presta atendimento de apoio diagnóstico com serviços de consultas clínicas especializadas em exames gráficos e de imagem aos municípios Camaçari, Conde, Dias D´Ávila, Lauro de Freitas, Mata de São João e Simões Filho.

Apesar da iniciativa do estado e do transporte cedido para os pacientes até a Policlínica de Simões Filho, as vagas não suprem as demandas dos usuários de Camaçari, que diariamente formam longas filas nas unidades de saúde em busca de marcação de exames e consultas.

A esperança dos moradores da região, é que a Sesau cumpra a licitação destinada a policlínica prometida para o bairro, e amenize o sofrimento da população, que pena sem o devido suporte do município.

Comentários: