Notícias

Universidade dos EUA coordena pesquisa sobre trânsito de Salvador

Cerca de 50 pesquisadores vão realizar um levantamento entre os dias 30 de novembro e 13 de dezembro sobre o comportamento dos condutores no trânsito da capital baiana. A pesquisa, coordenada pela Universidade Johns Hopkins, que tem sede nos Estados Unidos, vai analisar três quesitos: velocidade, usos de capacete e do cinto de segurança. O estudo é realizado no Brasil pela Universidade Federal do Ceará e integra a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global em conjunto com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). 

Os pesquisadores percorrerão 16 pontos da cidade medindo a velocidade os veículos e em outros 16 locais averiguando os usos de cinco de segurança e capacete. Eles não vão abordar o cidadão. Todos os pesquisadores estarão devidamente identificados com fardamento e crachás. Para medir a velocidade eles usarão um radar portátil. 

  Propósito

Além de Salvador, apenas outras três cidades brasileiras recebem o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS). A ação está presente também em outras 30 cidades do mundo inteiro com o objetivo de promover a segurança viária e reduzir o número de vítimas de acidentes de trânsito nestes locais. 

A iniciativa trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito, com ênfase na busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. 

A Fundação Bloomberg trabalha em 480 cidades em mais de 120 países ao redor do mundo para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização se concentra em cinco áreas principais para a criação de mudanças duradouras: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública.

Fonte: PMS

Comentários: