Turismo

Turismo baiano recupera postos de trabalho perdidos na pandemia

Um relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado ao Ministério da Economia, ressaltou a  importância da recuperação dos postos de trabalho em atividades turísticas perdidos na Bahia, durante a pandemia da Covid-19, no saldo acumulado de janeiro de 2021 a setembro de 2022.

Segundo o informativo, neste período, houve a geração de 20 mil empregos, superando a quantidade de vagas perdidas em 2020, que foi de 19.032. O resultado trás otimismo para profissionais que atuam no seguimento, já que os dados demonstram a regeneração das empresas, que estão contratando mão de obra para atender à demanda crescente no mercado.  

 Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, o reaquecimento do setor é mais uma demonstração do reaquecimento do turismo nacional e da maior procura por destinos ao ar livre dentro do país, incluindo a preferência histórica pelos segmentos de sol e praia. ” A retomada das viagens no país reflete o nosso esforço, em parceria com o trade turístico, a partir de uma série de ações que vão desde a promoção da segurança sanitária do turista à estruturação de destinos em todo o país”, disse.

Os indicadores de desempenho levantados pela Secretaria de Turismo do estado (SETUR-BA), no acumulado de janeiro a outubro de 2022, em relação ao mesmo período de 2021, confirmam o crescimento do turismo baiano. Houve aumento no número de passageiros na rodoviária de Salvador (99,3%); na circulação nos aeroportos do estado (30%); no fluxo do sistema ferry-boat (22,6%); na média mensal da ocupação hoteleira na capital (13,3%); e no movimento nas travessias de Salvador para Mar Grande (16%) e Morro de São Paulo (24%). 

 

Comentários: