TSE determina remoção de posts com boné CPX de Lula
O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que um post das redes sociais sobre o boné de Lula com as iniciais CPX seja excluído. A decisão ocorreu na segunda-feira 24. O objeto foi usado pelo candidato do PT, durante uma visita ao Morro do Alemão, no Rio.
A postagem havia sido replicada nas redes sociais pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), da deputada Carla Zambelli (PL-SP) e do vereador Nikolas Ferreira (PL-MG). O Twitter tem cinco horas para acatar o TSE, sob pena de pagar multa de R$ 50 mil. “É forçoso reconhecer que a propagação desses conteúdos, sem nenhum respaldo probatório, tem o potencial de interferir negativamente na vontade do eleitor”, argumentou o ministro Sanseverino.
Segundo reportagem da Revista Oeste, “CPX” é entendido como abreviação para “complexo” e refere-se de fato aos conjuntos das favelas cariocas. O termo é usado pelos moradores locais, pela polícia e pelo governo. A sigla aparece na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023 do Estado do Rio de Janeiro.