TRE-BA determina afastamento do Ver. Val Estilos
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) determinou o imediato afastamento e a perda do mandato do vereador Val Estilos (Republicanos). De acordo com informações do site Camaçari Agora, a decisão do presidente do TRE, Roberto Maynard Frank, enviado na quinta-feira (15), à 171ª Zona Eleitoral de Camaçari, os votos recebidos por Val Estilos foram anulados e a recontagem dos votos para vereador das eleições de 2020 deve ser reavaliada.
Ainda segundo a decisão, o presidente do TRE determina que seja cumprida “com urgência”, a inelegibilidade de Val Estilos por 8 anos, contando até setembro de 2030. Na prática, essa punição pode se estender até as eleições municipais de 2032, já que para se habilitar para o pleito de 2030 precisará ter seu nome aprovado por convenção partidária que pela lei é realizada em agosto. Além da perda do mandato e de ficar inelegível, a Justiça Eleitoral também determina que Val Estilos terá que pagar uma multa de R$ 10 mil.
Segundo estudiosos da política local, com a recontagem e o consequente abatimento dos 3.005 votos conquistados por Val Estilos, a segunda maior votação para vereador no pleito de 2020, quem deve assumir como novo vereador é o suplente do seu partido, Dedel. Mesmo com a perda dos votos, o Republicanos vai continuar com dois representantes no Legislativo, já que possui a maior sobra de votos com o chamado recálculo eleitoral. O outro nome do partido é o do Bispo Jair. A posse de Dedel deve ocorrer nos próximos dias.
A cassação do mandato de Val Estilos foi uma ação movida pelo Partido Progressista de Camaçari, através de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). A juíza Bianca Gomes da Silva, da 171ª Zona Eleitoral de Camaçari acatou o pedido e determinou em agosto do ano passado a perda do mandato do vereador.
Entramos em contato com o Vereador Val Estilos, e o mesmo respondeu que não ia mais comentar sobre o assunto.