Política

STF derruba reeleição de Geraldo Júnior para presidência da Câmara de Salvador e determina nova eleição

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a reeleição do vereador Geraldo Júnior (MDB) para a presidência da Câmara Municipal de Salvador (CMS), no biênio de 2023-2024, e determinou a realização de nova eleição para a Mesa Diretora do Legislativo da capital baiana. A decisão do ministro Kassio Nunes Marques, relator do caso, foi publicada nesta quinta-feira (6). 

A ação foi ajuizada pelo União Brasil contra as alterações feitas no Regimento Interno e na Lei Orgânica do Município que permitiram a recondução do emedebista na Mesa Diretora do Legislativo da capital baiana pela terceira vez consecutiva. O relator do caso, ministro Kassio Nunes Marques, havia determinado o rito urgência para a tramitação do processo, devido à “importância e repercussão da matéria” de forma que a ação fosse submetida ao plenário da Corte. 

Segundo Geraldo, a decisão tomada pelo ministro Kassio é inócua, pois além da posse da nova mesa diretora só ocorrer em 01 de janeiro, essa liminar jamais será referendada pelo Pleno da mais Alta Corte do país”. 

Comentários: