Notícias

SSP-BA anuncia fase de testes com câmeras acopladas em fardas de policiais

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) anunciou neste domingo (15), o início do monitoramento por câmeras nas fardas dos policiais que entram em fase de testes essa semana. Segundo informações da pasta, quatro marcas de câmeras passarão por análise após estudo técnico realizados pelas Superintendências de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) e de Telecomunicações (Stelecom).

Os equipamentos passam a fiscalizar as ações dos agentes nas abordagens, flagrantes e situações de confrontos envolvendo guarnições.

Após os testes com as câmeras, as empresas que comercializam esse tipo de equipamento serão convidadas para uma audiência pública, onde detalhes poderão ser esclarecidos, como conta o superintendente da SGTO, coronel Marcos Oliveira.

“Depois da audiência pública e com as autorizações do governador e do secretário, daremos início ao processo de licitação”, completou o oficial.

Para Ricardo Mandarino, titular da SSP-BA, as câmeras protegerão os cidadãos que sofrem com abuso de poder, racismo, homofobia, entre outros delitos praticados por uma parcela mínima de servidores públicos. “Temos sempre que evoluir. Os resultados alcançados por outros estados mostram que esse é um caminho. Queremos tornar a polícia baiana ainda mais cidadã”, completou o secretário.

O deputado estadual Soldado Prisco, falou sobre o assunto na sessão da última terça-feira (10), na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba). Segundo ele, a compra de câmeras para uso de policiais militares baianos vai custar R$ 665 milhões aos cofres públicos, enquanto viaturas estão sucateadas. “A Bahia, nos últimos 10 anos, ostenta o primeiro lugar no ranking da violência. Viaturas não têm combustíveis, policiais não têm coletes. Sete anos sem reajuste salarial e nunca tivemos periculosidade”, denunciou o deputado.

 



Comentários: