Sindmetro anuncia paralisação do transporte público na Região Metropolitana de Salvador na próxima quarta
O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários da Região Metropolitana (Sindmetro) anunciou que fará uma paralisação do transporte público na próxima quarta-feira (8). Os municípios que irão aderir à manifestação serão Candeias, Camaçari, parte de Simões Filho e Lauro de Freitas. O anúncio foi realizado pela entidade nesta segunda-feira (6).
Segundo um dos diretores do Sindmetro, Walter Luiz, o protesto ocorre por conta da suposta não implementação da chamada PEC do Transporte nos municípios citados. O projeto foi aprovado pelo Congresso no ano passado e prevê a redução dos danos à categoria durante a pandemia.
“Ela [PEC] foi feita para salvar as empresas que tiveram prejuízo na pandemia. Então o governo ainda está segurando, enquanto os municípios, que tiveram os direitos, já liberaram para as empresas e para pagar os trabalhadores. Tem muito trabalhador que está em débito dependendo desse dinheiro”, disse Walter.
O transporte metropolitano tem as piores frotas de cidades adjacentes Salvador. Diariamente, passageiros lotam as conduções em ônibus velhos, sujos e praticamente sem condições de uso. As linhas operadas pela empresa Expresso Vitória, que circula em Lauro de Freitas, Abrantes e Jauá, rendem reclamações dos passageiros que não tem mais a quem recorrer.
Estipula-se que a maioria dos veículos da Expresso Vitória não tem a licença da Agerba para operar pelo péssimo estado dos ônibus. O órgão desde a falência da BTM, quando foi obrigada a compor as linhas com outras empresas, não correspondem a expectativa da população, que paga caro por um transporte deficitário.
Sobre a greve, a Agerba até o momento em que rodamos esta matéria não comentou sobre a paralização.