Turismo

Setur-BA lança o programa Viva Turismo Bahia, com promessa de plano estratégico do setor para Costa dos Coqueiros

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com apoio da Secretaria do Turismo de Camaçari (Setur), e pela Câmara Técnica de Turismo da Costa dos Coqueiros, promoveram na manhã desta terça-feira (5/4), o lançamento do plano estratégico Viva Turismo Bahia – pacote de ações que devem ser implementadas no estado, inserindo os nove municípios da Costa dos Coqueiros, inscritos no mapa do turismo brasileiro.

O evento foi realizado no Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba, orla de Camaçari, e foram apresentadas expectativas otimistas para o aquecimento do turismo nos municípios de Camaçari, Dias d’Ávila, Pojuca, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde, Jandaíra e Cardeal da Silva, a partir da geração de emprego e renda, investimentos em segurança e comunicação, melhorias em infraestrutura e capacitação de mão de obra local.

Para a gestora da Secretaria do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar, o momento traz para todos os envolvidos com o turismo na região, e destacou ser uma oportunidade para “mostrarmos a força e importância da nossa zona turística”. Fazer este evento em Camaçari é mostrar a nossa grandeza e o quanto nós podemos”. A titular da pasta comentou sobre o empenho do prefeito Elinaldo no impulsionamento da atividade turística na cidade, e completou afirmando que “é com o turismo que Camaçari vai recuperar sua economia”.

“A pandemia foi bastante perversa com a economia do mundo, e mais incisiva na atividade turística”, foi desta forma que o secretário Maurício Bacellar, da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-Ba), discursou no evento e, se mostrando otimista com o lançamento do Viva Turismo Bahia para a Costa dos Coqueiros, sinalizou as inúmeras atividades turísticas da região e afirmou que “somos um estado com grande vocação turística na cultura, gastronomia, religiosidade e turismo étnico”.

 

Camaçari

Com a maior faixa litorânea entre os municípios da Costa dos Coqueiros, Camaçari deve ser o maior no programa do Governo do Estado, mas ainda capenga quando o assunto é investimento e atenção da gestão municipal para a consolidação da atividade; principalmente na Orla. A pasta, que representa o seguimento do turismo, tem um dos menores orçamentos dentre todas as secretarias do atual governo; e até agora, os projetos apresentados pela atual gestão poucas saíram do papel.

O cenário das praias do município, principal atrativo da região, ainda apresentam aspectos de abandono e falta de estrutura, se tornando comum para moradores, que nada podem fazer, mas faz muita diferença para quem procura os destinos do Litoral Norte. 

Na prática, e apesar do entusiasmo de hoje, o estado e o municipal deixaram vagos quanto irão investir para que de fato tenha crescimento na região. Falta segurança, qualificação de mão de obra, e recursos, que devem sair dos discursos calorosos dos palcos político e partir para a realização.

O que se espera, é que o Viva Turismo Bahia, não seja um brado de carnaval, e sim a libertação do atraso, da atividade turística do município.

 

Comentários: