Sesau de Camaçari esclarece sobre a falta de vacina contra a Influenza nos postos de saúde do município
Diante das constantes reclamações da população a procura de vacina contra a Influenza, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari enviou nota justificando a falta do imunizante nos Postos de Saúde do município. Segundo a secretaria, em virtude de um desabastecimento nacional, o Ministério da Saúde não tem enviado o imunizante aos estados, que, por sua vez, ficam responsáveis por enviar aos municípios.
O órgão ainda acrescentou que, Camaçari segue o calendário nacional, e a campanha de vacinação contra a Influenza começou no dia 12 de abril e se estendeu até o dia 5 de julho para públicos-alvo específicos. Após essa data, a imunização foi aberta para população em geral.
A nota ainda informou que aproximadamente 60% do público-alvo compareceu para receber a vacina contra a Influenza. Durante a campanha, o repasse da vacina para os municípios foi feito de forma gradativa, de acordo com o avançar da imunização. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) não dispõe de doses suficientes para todos os municípios, sendo priorizadas a capital e cidades atingidas pelas enchentes. Assim, em virtude do desabastecimento nacional, ainda não temos perspectivas do recebimento de novas doses.
A Sesau orienta que enquanto durar a falta de imunizante, a população deve continuar atenta às medidas preventivas como o uso da máscara, álcool em gel e evitar aglomerações, principalmente em ambientes fechados.