Opinião

Serviços públicos são os principais pontos de aglomerações de pessoas em Vila de Abrantes

O Boletim epidemiológico de Camaçari, tem registrado diariamente Vila de Abrantes entre os bairros com maior número de infectados pelo coronavírus. Por essa constatação, damos uma ligeira passagem pelos principais pontos de aglomerações da Vila, e percebemos o porquê do avanço do vírus chinês na localidade. 

Passamos pela casa lotérica, maior ponto de concentração de pessoas, e única unidade para pagamentos de boletos e transações bancárias da Caixa Econômica Federal. Esta, tem sido único refúgio de moradores da localidade, Zona rural, e de bairros praieiros, como Areias, Pé de Areias e Jauá, formando longas e o consequentemente o sofrimento do povo, que consideramos o mais importante para ser lembrado, pois, antes da covid-19, isso já era comum.

Não muito distante, a alguns metros da lotérica, chegamos ao Colégio estadual Vila de Abrantes, uma unidade escolar esquecida pelo governo do estado, que em nossa passagem constatamos uma fila de estudantes e pais de alunos, para ter acesso ao vale alimentação de R$55,00 do estado, sem distribuição de senhas e mais um aglomerado em meio o foco da pandemia.

 

Serviços públicos são os principais pontos de aglomerações de pessoas em Vila de Abrantes 2
Aglomeração em frente ao Colégio Estadual Vila de Abrantes – Foto divulgação/Orlanews

 

Pela manhã desta quarta-feira (03), fomos surpreendidos pela longa fila dos correios, que segundo a comunidade, nesse período da pandemia só aumenta pela redução do expediente e o acúmulo de correspondência devido a paralisação da última semana pelos feriados. Vale lembrar que a unidade fica na Prefeitura Avançada da Orla, administração da Prefeitura de Camaçari. Inclusive, próximo ao correio  o teto está com escoras e prestes a desabar. 

 

 

Nessas andanças em Abrantes, é perceptível que o coronavírus é só a ponta do iceberg na vida da população. Falta saneamento básico, agências bancárias, investimentos na educação e muitos outros…

O certo é que moradores sofrem por falta de representação, do estado e da prefeitura de Camaçari, que juntos, só lembram da comunidade em época de eleição, e pelo visto, com isto, o povo já está escaldado.

Comentários: