Opinião

Segundo aumento em menos de um ano do pedágio da BA-099 passou a vigorar nesta segunda (18)

Para quem buscou aproveitar o feriado dos comerciários e teve que passar no pedágio da Estrada do Coco, BA-099, já sentiu no bolso os acréscimos das tarifas autorizadas pelo governador Rui Costa, por intermédio da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) que passou a vigorar nesta segunda (18). 

A partir de hoje, quem passar pelas cancelas terão que desembolsar R$7,90 em dias úteis, e R$11,90 em feriados e finais de semana, para automóvel, caminhonete e furgão.

O aumento já é o segundo em menos de um ano, executado às escuras pelo governo do estado, que ignora a população local, que sofre maiores impactos, quando é taxado para transitar no  município.

Para Jair Nunes, morador de Vila de Abrantes e usuários da via,  questiona a razão dos finais de semana e feriado o valor da tarifa aumentar com o mesmo serviço. 

José Carlos dos Santos, também morador da Via Parque, que liga Abrantes a Jauá, desabafou sobre a atuação dos políticos que não jogam limpo com o povo, a parte mais penalizada nessas negociações dos bastidores. “Acho incrível como o aumento chega sem nenhum questionamento dos políticos aliados do governador e da oposição. Vivemos realmente sem representação.” Citou.

Para a Agerba, que já autorizou os dois arrochos no bolso do trabalhador, o reajuste anual  está previsto em contrato, considerando a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), e tem como data base o mês de outubro. A variação do índice em 2021 foi de 9,68%.

Reajuste G, de ganhos do governo e da CLN, que passa longe de ser democrático, onde o povo é sempre penalizado por tais decisões.

 

 

Comentários: