Segunda-feira começa com chuvas intensas e transtornos em Salvador
Salvador amanheceu sob chuva intensa nesta segunda-feira (25), e o alerta permanece para a continuidade de precipitações moderadas a fortes, com risco de alagamentos e perfurações de terra, conforme informado a Defesa Civil da capital baiana (Codesal).
Um deslizamento de terra no bairro da Pituba, causada por uma obra do Governo do Estado, derrubou parte do muro de um prédio. Cerca de 10 moradores estão impedidos de retirar seus veículos da garagem devido ao risco de novos deslizamentos. Apesar do incidente, não houve feridos.
Moradores do edifício contando que a obra, que já havia gerado transtornos, foi alvo de notificações há cerca de um mês. A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) informou que os trabalhos fazem parte da modernização do Colégio Centro Estadual de Educação Profissional Carlos Corrêa de Menezes Sant’Anna. Segundo a Conder, um bueiro externo entupiu durante as chuvas, resultando o deslizamento. A companhia garantiu que medidas de segurança estão sendo tomadas e o muro será reconstruído.
Chuvas acumuladas
Nas últimas 24 horas, Salvador registrou volumes significativos de chuva, com destaque para os bairros:
- Barra e Vila Naval: 49 mm;
- Brotas: 43,8 mm;
- Barris: 37,8 mm.
Travessias marítimas suspensas
Devido às condições adversas, a Capitania dos Portos da Bahia suspendeu as travessias Salvador-Mar Grande e Salvador-Morro de São Paulo. A Marinha emitiu bandeira vermelha para navegação entre Porto Seguro e Salvador, além da Baía de Todos os Santos, desaconselhando embarques na região.
Alerta climático em toda a Bahia
O estado segue sob alerta de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mais de 90 municípios baianos estão classificados na categoria de perigo (alerta laranja), com previsão de precipitações de até 100 mm/dia e ventos de 100 km/h.
As condições climáticas adversas, que ocorreram na última sexta-feira (22), foram associadas à possibilidade de formação de um ciclone no oceano, próximo ao litoral baiano.