Secretaria da Cultura lançará edital para atender reivindicações dos artistas de Camaçari
Após manifestação na última segunda (04) de um grupo de músicos de Camaçari, que reivindicavam ajuda financeira ao governo municipal, a secretaria de Cultura do município (Secult), com a participação do Conselho Municipal de Cultura de Camaçari (CMCC), lançarão um edital emergencial para seleção de propostas artísticas e culturais no valor total de R$ 360 mil.
Os participantes deverão realizar suas propostas individualmente em dois eixos: o primeiro, de conteúdo individual transmitidas por meio audiovisual, que inclui apresentações de artes cênicas, musicais e formação técnico-cultural; e o segundo, com sugestões artísticas com, no mínimo três integrantes, a serem executadas de forma presencial, que contempla apresentações cênicas, manifestações das culturas populares e tradicionais e formação técnico-cultural.
Para a secretaria da Cultura Márcia Tude, “O edital tem sido esperado pela sociedade artística local. Todos os artistas contemplados em diversos segmentos, instituídos pela lei do Fundo de Cultura, serão beneficiados antes das apresentações. Então, acho que é uma conquista muito grande do Conselho de Cultura, que foi mentor do edital junto com a Secult, e chegamos nesse entendimento que é muito importante liberar esses R$ 360 mil do Fundo de Cultura para o auxílio emergencial aos artistas que alegram a nossa vida”. Os projetos deverão ser voltados tanto para o público adulto quanto infantil e infanto juvenil.
O conselho Municipal de Cultura, diz que espera até 20 de maio a publicação do edital no Diário Oficial do Município; e já tenha iniciado as inscrições. “Vamos tentar, pelo menos, minimizar as dificuldades dos artistas da terra.” Citou.