Salvador e Região Metropolitana sofre com as fortes chuvas
Desde a madrugada de segunda (25), Salvador e Região Metropolitana sofre com as fortes chuvas que provocaram estragos sentidos de perto pela população.
De acordo com as autoridades municipais, em Salvador tem 478 pessoas, que saíram dos imóveis onde moravam e foram abrigadas provisoriamente em 10 escolas municipais ou ainda em casas de parentes e vizinhos.
Em Lauro de Freitas, a prefeitura do município informou que foram registrados desabamentos, queda de árvore e alagamentos. Não há registro de feridos. Foram constatados desabamentos da parte de uma casa na Vila Praiana e de um muro na Itinga. Além disso, houve queda de árvore na Avenida Beira Rio e pontos de alagamentos em vários bairros da cidade. A situação das chuvas é acompanhada pela Defesa Civil e pelo Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU).
Na Sede de Camaçari, diversas ruas ficaram alagadas. O Rio Camaçari transbordou e a Avenida Jorge Amado inundou mais uma vez. Na região da entrada da cidade voltou a sofrer com problemas em decorrência da chuva nas proximidades dos grandes supermercados da região; que vem passando por obras e pelo visto a drenagem não tem dado conta da vasão das águas.
De acordo com a previsão do tempo, a chuva deve continuar caindo até a próxima quinta-feira (28), porém com menos intensidade.
Na Orla de Camaçari, várias localidades sofrem com pontos recorrentes pela ação da chuva. Claro que implaca na falta de infraestrutura histórica da região.
Em Arembepe, um ônibus escolar ficou atolado na zona rural de Arembepe, na localidade de Estiva. A rede municipal da cidade de cancelou as aulas do turno vespertino e noturno.
Em Vila de Abrantes, os pontos de alagamentos são percebidos nos mesmos locais: Um canal na Rua João Araújo que não comporta a vasão da água, inundando camércios e residências. Moradores já acionaram antes das chuvas a prefeitura que fizeram uma intervenção próximo ao trexo dos alagamentos. Segundo os eles, a obra está inacabada pois não foi feita em toda extremidade do canal.
Na rua do Encanto, o canal principal de Abrantes tem em sua dimensão o nascimento de plantas aquáticas, que vem entumpindo as boca de lobo. A consequência foi alagamentos em várias residências nas margens dp canal. O condomínio Parque de Jauá também vem sofrendo pela falta de manutenção do canal, inundando a Via Parque e a entrada do residencial.
A Prefeitura de Camaçari, enviou nota através da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), se mantém alerta e de plantão para atender qualquer chamado de emergência.
A previsão é que o tempo continue chuvoso durante o dia e à noite até quinta-feira (28/11). De acordo com o órgão, a temperatura fica com mínima de 22° e máxima de 28°, ventos de 21 km/h e com previsão de volume pluviométrico de 15 mm.
.