Notícias

Representantes de Distritos Baianos realizam manifesto cobrando posicionamento da Alba sobre pautas emancipalistas

Representantes do Movimento Emancipalista da Bahia se reuniram no Centro Administrativo da Bahia-CAB para chamar atenção dos deputados baianos sobre a pauta no estado.

O encontro contou com a presença de políticos e associações que pleiteiam pela realização de estudos de viabilidade, visando comprovar a autossuficiência financeira dos Distritos que desejam se tornarem cidades. 

Para José Crescêncio, presidente da Federação das Associações e D. D. e Emancipalista da Bahia (FADDEB), desde de 2021, foi entregue um ofício ao presidente da Comissão e Divisões Territoriais e Emancipalistas da Bahia, o deputado estadual Orni Cardoso (PT), e o vice-presidente, o deputado Tum (Avante) e foi direcionado ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Adolfo Menezes (PSD), que garantiu custear o estudo de viabilidade dos Distritos e no mês de julho deste ano foi negado. “Nós resolvemos que hoje faríamos um manifesto aqui na porta da Alba, e realizaríamos uma reunião no plenário, para que eles aprovassem o estudo de viabilidade pagos com recursos próprios pelo Distritos”, citou.

Para Antônio Pantoja, a manifestação é necessária para chamar a atenção do parlamento baiano pela forma como os moradores dos Distritos que lutam pela sua emancipação estão sendo tratados por seus representantes. “O grito da Bahia tem que ser ouvido em outros Estados que querem a liberdade político administrativa de seus Distritos. Plebiscito: um direito do povo.” Confirmou.

 

 

 

Representantes de Distritos Baianos realizam manifesto cobrando posicionamento da Alba sobre pautas emancipalistas 2
Foto Divulgação/Orlanews

Apesar do apelo dos manifestantes, que passaram boa parte da manhã no plenário da Alba, nenhum representante da Comissão Territorial e Emancipalista compareceram para receber as comissões. 

Após um longo período à espera de resposta, o presidente Adolfo Menezes resolveu conversar com a comissão. Segundo o mandatário, vai analisar às reivindicações dos emancipalistas e encaminhar à procuradoria jurídica da casa. 

O movimento defende que a Alba aceite o resultado dos estudos de viabilidade que serão realizados por empresas especializadas, contratadas pelos Distritos. A confederação também defende que os parlamentares alinhem os mecanismos para realização de plebiscitos.  

Na Bahia, apresentaram proposta para elaboração do Estudo de Viabilidade Municipal os distritos baianos de Abrantes/Camaçari, Pilar/Jaguarari, Santana do Sobrado/Casa Nova, Itamotinga/Juazeiro, Ibitira/Rio do Antônio, Salobro/Canarana, Taboquinhas/Itacaré e Riacho Seco /Curaçá.

Comentários: