Entretenimento

Rainha do Rock, Rita Lee, morre em São Paulo aos 75 anos.

A lendária cantora Rita Lee, conhecida como a “Rainha do Rock” brasileira, faleceu aos 75 anos na noite de segunda-feira (8), em sua casa em São Paulo, após lutar contra um câncer de pulmão desde 2021. A notícia foi confirmado pela família da artista em seu perfil oficial no Instagram. O velório e enterro acontecerão na capital paulista nesta quarta-feira (10), em uma cerimônia particular, de acordo com o desejo de Rita.

Rita Lee nasceu em São Paulo em 31 de dezembro de 1947, com ascendência americana e italiana. A artista, que lançou 17 álbuns de estúdio e sete com a banda Os Mutantes, ganhou dois prêmios Grammy Latino, incluindo o Prêmio Excelência Musical da Academia Latina de Gravação em 2022, pelo conjunto da obra. Ela é considerada uma das maiores representantes do rock no Brasil.

Rita Lee iniciou sua carreira musical ainda na adolescência, integrando diversas bandas. Ela se destacou com Os Mutantes, grupo formado por ela, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. A cantora se casou com Arnaldo, mas o relacionamento chegou ao fim em 1972, o que levou ao fim do grupo. Rita Lee formou então a banda Tutti Frutti e lançou o famoso álbum “Fruto Proibido”, em 1975, com sucessos como “Agora Só Falta Você” e “Ovelha Negra”.

Em 1976, Rita Lee iniciou uma parceria amorosa e musical com o músico Roberto de Carvalho, que durou até sua morte. Em agosto daquele ano, a cantora foi presa pela ditadura militar durante sua primeira gravidez, de Beto Lee, soluçou uma acusação de porte de maconha. Ela foi condenada e cumpriu um ano de prisão domiciliar. A banda Tutti Frutti chegou ao fim após o lançamento do álbum “Babilônia”, de 1978.

A partir de 1979, Rita Lee passou a se apresentar com Roberto de Carvalho, e juntos lançaram o álbum “Rita Lee”, com grandes sucessos, como a música “Mania de Você”. Esse foi o começo de uma ligação de sucesso que continuous em voga até a morte da artista. Seu último álbum de estúdio, “Reza”, foi lançado em 2012, e seu último show aconteceu em janeiro daquele ano em Aracaju.

Nos últimos anos, Rita Lee levou uma vida discreta, dedicando-se à escrita de livros, como sua autobiografia, “Dropz” e a obra infantil “Amiga Ursa – uma História Triste, Mas com Final Feliz”.

A cantora deixa o marido Roberto de Carvalho e três filhos, Beto Lee, Antônio Lee e João Lee, todos do casamento com o músico. A morte de Rita Lee é uma grande perda para a música brasileira e para o mundo do rock.

 

Comentários: