Quartas da Champions League 2023: veja confrontos e chaveamento
A Uefa definiu nesta sexta-feira os confrontos das quartas de final da Champions League 2022/23. O sorteio também apontou qual será o caminho das equipes até a final, com o chaveamento da semifinal e quem será o mandante na decisão no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia, no dia 10 de junho.
Os confrontos das quartas de final
- Real Madrid x Chelsea
- Benfica x Internazionale de Milão
- Manchester City x Bayern de Munique
- Milan x Napoli
Não havia qualquer restrição de país ou times que já tivessem se enfrentado na fase de grupos da Liga dos Campeões. Entre as equipes que disputarão as quartas de final, apenas o Napoli, estreante nesta fase, e o Manchester City nunca conquistaram um título do torneio.
Chaveamento das semifinais
Quem vencer o clássico italiano entre Milan e Napoli, confronto inédito na Liga dos Campeões, vai encarar na semifinal o time que passar entre Benfica e Inter de Milão.
Do outro lado, Manchester City ou Bayern de Munique terão pela frente quem ganhar de Real Madrid x Chelsea.
O mandante na decisão sairá da segunda semifinal, que poderá envolver City, Bayern, Real Madrid ou Chelsea.
Quando serão os jogos?
- Quartas de final (ida): terça, 11 de abril, e quarta, 12 de abril;
- Quartas de final (volta): terça, 18 de abril, e quarta, 19 de abril;
- Semifinal (ida): terça, 9 de maio, e quarta, 10 de maio;
- Semifinal (volta): terça, 16 de maio, e quarta, 17 de maio;
- Final: 10 de junho, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul.
Histórico dos duelos
Real Madrid e Chelsea se enfrentaram nas duas últimas edições da Champions: na passada, o time espanhol levou a melhor nas quartas de final, e na outra quem passou foi a equipe inglesa. Além disso, Inter de Milão e Benfica já decidiram o título de campeão europeu na temporada 1964/65.
Manchester City e Bayern se enfrentaram outras seis vezes na Champions, mas todos em fase de grupos (2011, 2013 e 2014). Cada um venceu três vezes. Milan e Napoli já duelaram 159 vezes em competições italianas, com 62 triunfos rossoneri e 47 vitórias do time do Sul da Velha Bota.