Projeto Ação total leva serviços básicos ao Distrito de Abrantes
A prefeitura de Camaçari lançou o programa Ação Total chegou nesta segunda-feira (15/7) ao distrito de Vila de Abrantes.
As ações consistem em realizar poda de árvores, limpeza urbana, iluminação pública, tapa-buraco, limpa fossa, limpeza e pintura dos postes, sinalização vertical e horizontal, instalação de abrigos de ônibus, pintura de meio-fio, lavagem de ruas, varrição manual e mecanizada, coleta de resíduos e entulhos, roçagem, capinação, aumento de potência de lâmpadas, colocação e troca de braços de iluminação, substituição de lâmpadas queimadas e colocação de refletores.
A ida de representantes municipal a Abrantes teve a presença de José Tude, vice-prefeito e secretário da Prefeitura Avançada da Costa, que fica na Orla de Camaçari, e em discurso a vereadores e nomeados, frisou que é simples e rápida a execução de diversos serviços ao mesmo para melhorar a qualidade de vida da população. O resultado é um trabalho de excelência, tanto que outras secretarias e até outros órgãos estão interessados em aderir ao programa.
Entretanto, quem reside na localidade sabe que apesar das ações do poder público a sede do Distrito de Abrantes que tem a infraestrutura precária, e precisa de um planejamento urbano para ter o resultado desejado por seus moradores.
As carências começa pela prefeitura que chamam avançada da Orla, construída em estrutura de pré-moldado, onde sua manutenção consiste em vedar as goteiras, provocadas pelas rachaduras no teto, e expondo funcionários e transeuntes a riscos de acidentes.
As ruas da localidade sofrem a cada chuva, pois não oferece a devida drenagem das águas que inundam comércios e residências. O asfalto antigo há anos não tem renovação; sem sinalização e nivelamento, provocados pelos serviços de tapa buracos, trazendo mais ondulações para quem transita nas vias onde os tombos são inevitáveis.
Portanto, os serviços de pintura de meio fio, roçagem e coleta são de fato simples e rápidas, mas não dar a estrutura necessária para uma comunidade, que vive de promessas dos palanques de quatro em quatro anos.