Notícias

Prefeitura transfere serviços de IPTU da Orla para Arembepe e pode levar a extinção das unidades do CAM de Abrantes e Guarajuba

A informação não é oficial, mas a SEFAZ- Secretaria da Fazenda de Camaçari já transferiu as atividades das unidades do Centro de Arrecadação Municipal, CAM de Abrantes e de Guarajuba, para o prédio localizado ao lado do CIAT de Arembepe, e deve levar à extinção os serviços presenciais para moradores dessas localidades, vetores do crescimento imobiliário no Litoral de Camaçari.

As unidades estão fechadas desde março de 2020, mediante as medidas de prevenção à covid-19. Nesse período, as unidades tiveram seus serviços demandados para a central na Sede do município, com atendimento por agendamento ou por e-mail.

Para Jair Nunes, morador e corretor de imóveis na região de Abrantes, o fechamento do CAM é um retrocesso do limitado serviço público na Orla. “Estamos em uma região em franco crescimento imobiliário, e o poder público deveria ampliar os atendimentos e não tirar das pessoas o livre acesso, sendo que muitos ainda não têm a agilidade para resolver pendências online.”

Jair ainda citou que em 2016, a promessa do governo era criar uma Prefeitura de Bairro, e trazer todos os serviços da Sede para Abrantes, o que não aconteceu; e o pouco que temos ainda estão tirando.

Para o corretor de imóveis Lico da Orla,  já deveria ter reaberto as unidades que são muito importantes para Orla de Camaçari. “Faz-se necessário para facilitar os atendimentos, não só para os profissionais da área, corretores e despachantes, como também para os contribuintes, que terão que se deslocar para a Sede e agora Arembepe, tendo o custo de locomoção, por algo que já tínhamos aqui.”

Entramos em contato com os principais políticos ligados ao governo municipal para falar sobre o assunto, e infelizmente não conseguimos respostas dos  vereadores Gilvan Souza e Dr. Samuka, que até o momento de rodar a matéria não deram retorno.

Também entramos em contato com o Subsecretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), o ex-vereador Cleber Alves, e não recebemos nenhuma justificativa do mesmo.

Outro político da região, o subsecretário da Secretaria da Costa, Dedeu Reis, preferiu não falar sobre o assunto.

A única a se pronunciar sobre o assunto foi a Vereadora Fafá de Senhorinho, enviando nota para nossa redação :

Sobre a transferência da Central de Atendimento Municipal (CAM) de Vila de Abrantes para Arembepe, comunico que já estamos alinhando com o secretário Maurício Menezes, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), para que o CAM volte a atender a população na Prefeitura Avançada da Costa, pois comprovadamente, existe uma demanda real na localidade, e fica inviável para quem mora em Vila de Abrantes e região, se deslocar para Arembepe em busca de atendimento. 

Na ocasião o secretário concordou com nosso posicionamento e disse que iria providenciar solucionar esta questão.

Agora, estamos aguardando um desfecho positivo que seja bom para todos. No mais, esperamos ter respondido seu questionamento, e me coloco à disposição. 

 

A população agora aguarda uma resposta positiva do governo, com a volta dos centros de arrecadações, que é benéfico para o município, e facilita o dia a dia do cidadão da Orla de Camaçari.

 

 




Comentários: