Esporte

Prefeitura de Juazeiro retira estátua de Daniel Alves de praça da cidade

A Prefeitura de Juazeiro removeu nesta segunda-feira, a estátua de Daniel Alves, que fica localizada na Rua Aprígio Duarte, no centro da cidade, que fica a 502 km de distância de Salvador. O monumento foi retirado por indicação do Ministério Público da Bahia, com a alegação que a legislação proíbe homenagem a pessoas vivas realizada com bem público. A recomendação foi realizada após procedimento instaurado pela promotora de Justiça Daniela Baqueiro.

Vale lembrar, que a Lei Orgânica de Juazeiro, diz que compete ao Município prover sobre denominação, numeração e emplacamento de logradouros públicos, sendo vedada a utilização de nome, sobrenome, ou cognome de pessoas vivas.

A estátua de Daniel Alves foi inaugurada em dezembro de 2020. A obra, confeccionada em tamanho natural pelo artista Léo Santana, exibe o jogador com a camisa da seleção brasileira. Na época, Daniel atuava pelo São Paulo e agradeceu a homenagem.

Contudo, desde que Daniel passou a ser acusado de cometer um suposto estupro, em 2023, a estátua passou a ser alvo de críticas e de vândalos. A imagem foi danificada em ao menos duas ocasiões, e, em uma delas, foi coberta com um saco preto e fitas adesivas.

Além da estátua em Juazeiro, Daniel também foi homenageado no museu do Bahia, clube no qual se profissionalizou. Contudo, no final de janeiro, o Bahia preferiu desalinhar sua imagem do atleta, que antes era lembrado com orgulho por torcedores.

 
 
 
 
 

Comentários: