Opinião

Prefeitura de Camaçari promete intensificar ações de fiscalização e ordenamento

A prefeitura de Camaçari através do prefeito Elinaldo Araújo se reuniu com integrantes de seu governo para debater possíveis ações visando intensificar a fiscalização do ordenamento e uso solo no município.

No encontro foi confirmado pelo prefeito que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) terá autonomia para agir em casos de invasões, ocupação irregular do solo e poluição sonora. Segundo o prefeito, a atuação do grupo não terá interferência política e estará integrada com as secretarias municipais e órgãos de segurança pública.

É bom lembrar, que parte dessa devastação sofrida nos recursos naturais da região vem de interferência ou apadrinhamento político, com alvará para empresário construir condomínio em área de preservação permanente, e nas gestões passadas lotearam o Litoral deixando pouco acesso ao mar, extração de arenoso na Cascalheira e de areia em Barra do Pojuca.  

É vergonhoso para Camaçari, com tanta área de preservação não ter um Parque ecológico, enquanto Salvador com menos território  consegue manter quatro preservado.

A luta é mantida por populares, que arriscam de fato as suas vidas, sendo a realidade da AVP (Associação dos moradores da Via Parque) que lutam constantemente para proteger as dunas de Abrantes e Jauá, degradada a cada dia e noite nos vai e vem das caçambas na Via Parque.

A coisa é tão séria, que em Abrantes grupos associados se reúnem por trás de utopias, usando a rica história da localidade, fazendo divisão de terrenos na Fonte do Buraquinho, devastando ainda mais a biota local.

Entretanto, “antes tarde de quê nunca.” Esperamos que o poder público tenha de fato a consciência que as ações citadas são para ontem,  agindo com urgência  nas políticas ambientais, e que faça crescer o município com sustentabilidade, admirado por munícipes e turistas.

 

Comentários: