Notícias

Prefeitura de Camaçari apresenta Plano de Vacinação contra a Covid-19

 A Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Saúde (Sesau), anunciou um Plano Municipal de Vacinação para o município. O esquema tem como meta estabelecer as ações e estratégias para a operacionalização da vacinação no município. O início da imunização da população ocorrerá após o Governo Federal assinar contrato para a aquisição das doses previstas e o Estado fazer a distribuição para as cidades.

A previsão de início da ação é 24 horas após a chegada das doses no município. Entre as estratégias previstas estão: a vacinação por etapas, priorizando grupos específicos a cada fase, de acordo com critérios de risco e vulnerabilidade; e a centralização do local de vacinação para garantir, entre outras coisas, logística eficiente, segurança dos profissionais e usuários, controle e monitoramento da vacinação e armazenamento adequado das doses.

Com relação a aplicação das doses, os grupos prioritários serão vacinados por fases, cuja ordem de prioridade estará pautada na busca de preservação do funcionamento dos serviços de saúde, proteção dos indivíduos com maior risco de desenvolvimento de formas graves e óbitos, seguido da preservação do funcionamento dos serviços essenciais e proteção dos indivíduos com maior risco de infecção, tal como orientado pelo Ministério da Saúde.

Desta forma, na primeira fase serão vacinados os trabalhadores da área de saúde, as pessoas com idade acima de 75 anos, os idosos residentes em unidade de longa permanência e a população quilombolas. Nesta etapa, a estimativa é de que sejam imunizadas mais de 12 mil pessoas.

De acordo com o plano, serão quatro fases de vacinação, totalizando 49.859 pessoas vacinadas. Na segunda fase, serão vacinadas pessoas de 60 a 74 anos. Na terceira, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência e portadores de comorbidades. Na quarta e última fase, forças de segurança e salvamento, funcionário do sistema de privação de liberdade, trabalhadores educacionais, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, rodoviário e metroferroviário de passageiros, e população privada de liberdade.

 A vacinação somente ocorrerá através de agendamento prévio, segundo opções a seguir: pelo Aplicativo Ses@u+. Maiores informações no portal camacari.ba.gov.br.

OrlaNews

Informação além da notícias

Comentários: