Política

Prefeito Elinaldo e Flávio Matos circulam sem capacetes em carreata sob o olhar da STT

Na manhã deste domingo (08), o pré-candidato a prefeito, Flávio Matos (UB), acompanhado do prefeito Elinaldo e de apoiadores, realizou uma caminhada pelas principais avenidas de Vila de Abrantes, orla de Camaçari. O evento, planejado para atrair a atenção dos eleitores, com vários jingles dos candidatos e muito som alto, mas o que mais chamou a atenção foi o flagrante de Elinaldo e Matos transitando de moto sem capacete, sob a vista grossa dos agentes de trânsito da Superintendência de Trânsito de Camaçari (STT), que acompanhavam a carreata no distrito. (Veja vídeo)

Vale lembrar que a multa por conduzir uma motocicleta sem capacete é de R$ 293,47, sendo considerada uma infração gravíssima, prevista no artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, o condutor pode sofrer outras penalidades, como suspensão do direito de dirigir, recolhimento do documento de habilitação, retenção do veículo e perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O mau exemplo dado pelo prefeito e seu candidato deixa muitos motociclistas da cidade indignados, já que frequentemente são multados pelos agentes por cometerem a mesma infração.

O episódio evidencia um problema grave: a falta de igualdade para punir quem não cumpre as leis e a conivência da Superintendência de Trânsito ao ignorar uma infração cometida pelo próprio prefeito e seu aliado político, que coloca em xeque a credibilidade das instituições responsáveis pela ordem pública.

A postura do prefeito Elinaldo, de seu postulante a sucessão, e principalmente a STT, gera diante desse flagrante de impunidade não apenas frustra os cidadãos, mas também mina a legitimidade da fiscalização no município, que infelizmente é dura com o cidadão, e permite o erro para quem deveria dar exemplo. 

 

Comentários: