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Prazo de Licitação Emergencial do Transporte Metropolitano termina e transtornos permanecem no dia a dia dos usuários

Passados os três meses em que a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), prometeu mudar o cenário de caos do Transporte Metropolitano de Salvador, muitas localidades ainda convivem com o continuísmo dos péssimos serviços prestados à população. 

Até aqui, as únicas mudanças significativas foram a entrada da empresa Atlântico Transporte para algumas linhas que eram operadas pela BTM, em localidades da Orla de Camaçari, e a aquisição de  20 ônibus elétricos, que foram adquiridos pelo Estado, cercada de polêmicas e tentativa de obstrução pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), que viu inconsistência no processo para direcionamento da empresa que ganhou das concorrentes através de um pregão, ao invés de uma licitação, com foi contestado pelo Tribunal.

A empresa Jequié Cidade Sol, que faz parte do Grupo Brasileiro, apresentou a melhor proposta por quilômetro rodado e venceu a disputa. Os ônibus elétricos irão operar somente nos municípios de Lauro de Freitas, nas linhas Kartódromo x Estação Pirajá (Via Av. Gal Costa) e no município de Simões Filho, de Ilha de S. João x Piatã (Via Av. 29/03).

A aquisição dos ônibus pelo Estado muda pouco a péssima gestão da Agerba no tocante ao Transporte da Região Metropolitana. O serviço é prestado por partes das empresas rodando com ônibus velhos, sucateados e  sem higiene, onde deveria estar fora de circulação a muito tempo; mas permanece sem nenhum critério pré-determinado pelo órgão estadual, conservando os transtornos diários dos usuários, que precisam se deslocar em viagens de ida e volta para Salvador e cidades vizinhas.  

 

 

 

 

Campeã de reclamações

Das empresas que já operam e assumiram as linhas deixadas pela BTM em março deste ano, a Expresso Vitória assumiu 12 linhas além das que já operam. A concessão recheada de reclamações e sem resposta da Agerba, foi dividida para outras localidades, e até o momento, a corporação faz malabarismo com uma frota bem antiga, fazendo rodízio nas distribuições de seus veículos nos itinerários.

Diariamente, passageiros que lotam os ônibus de Abrantes e Jauá, relatam diversos transtornos atribuídos à empresa. A maioria das ocorrências é pela demora do transporte e a condição dos ônibus, que para muitos está com prazo de validade vencido para trafegarem nos bairros. É claro que tudo isso tem o consentimento da Agerba, que não houve os moradores e não exigem da Expresso Vitória melhorias em sua frota, mantendo de forma arbitrária  o desconforto de funcionários e passageiros, que são obrigados a permanecer com um serviço caro e sem qualidade, e pelo que parece, até o momento, sem previsão de mudanças.

A nossa redação por diversas vezes entrou em contato com a Agerba, e até o momento de rodar esta matéria não obtivemos retorno. Por telefone, também tentamos contatos com a Expresso Vitória e da mesma forma não tivemos sucesso nos questionamentos. Caso as partes queiram prestar esclarecimentos sobre as deficiências citadas, estaremos à disposição para atendê-los.

E se você tem alguma reclamação do transporte público de seu bairro, entre em contato conosco, pois vamos mostrar na íntegra os problemas e buscar soluções para sua região. O nosso contato é através do WhatsApp 71 99120-3980 e pelo nosso e-mail [email protected].

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