Praias de Jauá e Arembepe vão ganhar novos equipamentos para coleta de resíduos
A Prefeitura de Camaçari está instalando contentores soterrados (lixeiras subterrâneas) para melhorar a grande demanda de resíduos nas praias de Jauá e Arembepe, Costa de Camaçari. Segundo a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) do município, os novos equipamentos contam com uma tecnologia avançada, na qual consiste no armazenamento subterrâneo dos resíduos orgânicos em caixas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e metal com alta capacidade.
A lixeira subterrânea é içada por um caminhão e o resíduo é retirado pela parte inferior do equipamento, através de acionamento mecânico da comporta, trazendo uma operação mais simples e segura. Esta coleta deverá ocorrer diariamente, sendo no período do verão em dois turnos.
Dessa forma, é possível eliminar o contato do resíduo com a população, chuva e animais, além de preservar a estética e beleza dos locais onde serão instalados. Os dois equipamentos instalados na costa, um em Jauá e outro em Arembepe, contém três caixas de 1,5 metro cúbico (m³) cada, totalizando assim 4,5 m³ de capacidade em cada uma das praias.
A secretaria reforça que o equipamento não é para descarte de lixo residencial, e sim para atender o grande volume de lixo gerado, principalmente no período do verão, nas localidades citadas. A previsão é que até o início do verão os equipamentos estejam funcionando, para que a população tenha à disposição uma nova aliada na limpeza pública urbana.