Turismo

Posto de Atendimento ao Turista da orla de Camaçari será reaberto nesta sexta

Importante fonte de informação sobre fatos históricos da cidade, gastronomia local, passeios e eventos, o Posto de Atendimento ao Turista terá as atividades retomadas nesta sexta-feira (14), às 16h. O evento, aberto ao público, contará com a musicalidade do cantor e compositor Rege FX, e apresentações de grupos de capoeira.
 
Fechado há cerca de três anos, o equipamento, localizado em Arembepe, passou por uma restauração emergencial, realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), no final de janeiro, quando foram executados serviços de poda, limpeza, pintura e manutenção, e ganhou, ainda, novos mobiliários, já que os antigos foram encontrados em estado de deterioração.
 
Conforme o titular da Setur, Patrício Oliveira, também foi feito um investimento no grupo de profissionais que irão desempenhar atividades de suporte, desenvolvimento e execução de tarefas no local. “O posto estava abandonado desde 2021 e foi encontrado quebrado, com banheiro sem condições sanitárias, e sem nenhum tipo de equipamento. Mas, antes da reforma, identificamos que era necessário investir na criação de um corpo técnico, que até então não existia. Agora, temos pessoas qualificadas para desempenhar um trabalho de excelência. Em seguida, o olhar se voltou para a estrutura. Desta forma, nossos turistas e visitantes serão acolhidos com mais conforto e segurança”, afirmou.
 
O trabalho desenvolvido no espaço contou com apoio de diversas secretarias, a exemplo da pasta do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), dos Serviços Públicos (Sesp), bem como da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, além da parceria público-privada (PPP) com instituições, como a Associação dos Moradores e Condomínios de Guarajuba (Ascon), e o Conselho Municipal de Turismo de Camaçari (Comtur), bem como de comerciantes locais.
 
Sobre os planos para o setor turístico em Camaçari, o gestor da Setur enfatiza que uma das principais demandas da pasta é a integração da sede com a orla. Ele sintetiza que um dos caminhos necessários é o gerenciamento do campo de pesquisas. “Não temos pesquisas, e não temos ainda os indicadores econômicos. Diante dessa realidade, estamos trabalhando para agilizar esses dados e, assim, aprimorar o turismo da nossa cidade, que é tão rica, mas pouco valorizada. Precisamos entender o que o turismo está gerando economicamente para o estado e o município. O Litoral Norte até Aracaju responde por 12% do turismo na Bahia”, avaliou.

OrlaNews

Informação além da notícias

Comentários: