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Passageiros relatam velhos problemas do transporte público municipal de Camaçari após troca de empresa

Para quem esperava melhora significativa no transporte público municipal, com a saída da Cooperunião para o ingresso da empresa de transporte Safira, colocado pela Prefeitura de Camaçari para atender a ligação entre a sede e a orla de Camaçari, continuam enfrentando os velhos problemas do sistema. Os passageiros que pagam caro pelo serviço deficitário, imposto pela gestão do prefeito Elinaldo Araújo em julho deste ano, no dia a dia ainda convivem com ônibus velhos, que param de trafegar por problemas mecânicos, e consequentemente atrasos nos horários.

Nossa redação foi de perto apurar as denúncias e se deparou com várias reclamações e descaso com os passageiros. Na última quarta-feira, 1º de novembro, enfrentamos a lotação Vila de Abrantes/Camaçari, via Jauá, e ouvimos relatos dos usuários se queixando do não cumprimento dos horários nas linhas operadas pela Safira na Orla. Segundo um passageiro, no mesmo dia, a saída do ônibus das 6h foi cancelado, que segundo ele, teve a informação que o veículo havia quebrado em dois horários, resultando em atrasos e consequentemente muita aglomeração no coletivo, que partiu sentido a sede do município. Na mesma condução, fomos informados que havia outro veículo da empresa quebrado na região de Areias.

Vale lembrar que os horários fixos pela STT em dias normais em Vila de Abrantes, são às 6hs, 6h20, 6h40 e às 7hs. Segundo a passageira, das 6hs só transitou o horário das 7hs, fato esse que presenciamos a lotação exagerada no coletivo.

 

Desordem nos Terminais

Já no terminal, a falta de organização na operação do serviço é notável. Além da desorganização na formação das filas para entrar nos ônibus, todas as localidades da orla relataram o longo tempo de espera  do transporte. Segundo uma usuária que seguia para Vila de Abrantes, já estava no local a mais de uma hora e  a empresa tardava para encostar o coletivo. No embarque, presenciamos moradores de comunidades da Cascalheiras, Jauá e Vila de Abrantes disputando espaço na condução, um descaso do recente serviço, anunciado para resolver as falhas do velho sistema.

 

O que diz a licitação que homologou o novo sistema:

De acordo o decreto que o Decreto municipal, de n.º 2147/2023, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), em (15/5), o veículo para operar no sistema deverá ter no máximo 10 (dez) anos de fabricação, em função do ano base, sendo que somente será admitido o ingresso no sistema de veículos com idade não superior a 04 (quatro) anos, contados da respectiva fabricação.”

 

Resposta dos responsáveis

Ligamos para a empresa Safira Transportes e Turismo LTDA, e fomos informados que reclamações sobre o transporte coletivo tem que ser direcionadas à ouvidoria da (SST)-Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari.

Seguindo as orientações, entraremos em contato com a STT e não atenderam nossa ligação. No site do órgão, tem a informação que o atendimento ao público é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, sem opção de contato nos finais de semana, quando o transporte continua operando.

A Safira Transportes e Turismo LTDA foi escolhida pela prefeitura para operar as linhas da orla, fazendo os itinerários de Camaçari x Barra do Pojuca; Barra do Pojuca x Catu de Abrantes; Camaçari x Barra do Jacuípe; Camaçari x Canto dos Pássaros; Camaçari x Vila de Abrantes; Camaçari x Arembepe; Camaçari x Cordoaria; Camaçari x Cajazeiras de Abrantes via Mangabas; Camaçari x Catu de Abrantes/Hospital Menandro de Farias. O Novo Sistema descrito pela gestão municipal como ‘Vai Camaçari’, começou a operar no final de junho deste ano, com aumento das passagens que variam de R$5,30 a R$7,00, para localidades da orla. O valor é maior que a tarifa aplicada na capital baiana.

 

 

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