Passado o Dois de Julho, Vila de Abrantes é lembrada com totem em homenagem ao Bicentenário da Independência da Bahia
Foi inaugurado, na manhã desta quarta-feira (05), na Praça da Matriz em Vila de Abrantes, região metropolitana de Salvador, um totem alusivo às comemorações do Bicentenário da Independência. A ação do governo do estado ocorreu por meio do projeto “Bahia: memórias de lutas e liberdade”, coordenado pela Fundação Pedro Calmon (FPC), que concedeu honraria à comunidade pela trajetória do o antigo município de Abrantes nos eventos históricos e batalhas ocorridas, que culminaram na Independência do Brasil na Bahia, em 2 de julho de 1823.
Vila de Abrantes é a sétima localidade a ser contemplada com o marco histórico, que celebra a representação e o protagonismo de cidades baianas que tiveram alta relevância no processo de conquista da liberdade do Brasil frente a Portugal.
Cristiane Bacelar, gestora da Secretaria do Turismo (Setur), vê todo esse processo como um ganho gigantesco para o município. “É um marco para o turismo. Isso atrai ainda mais, fortalece nossa cultura, enriquece e atrai mais visitantes para o turismo cultural, especialmente aqui em Vila de Abrantes, que é o berço de toda a nossa história”, destacou. Sobre o descerramento do totem, a secretária ainda disse: “é um momento espetacular, que evidencia a importância do Brasil passando por aqui”. Finalizando, declarou: “o momento é apenas de comemorar. Viva Camaçari! Viva Vila de Abrantes! Viva o Brasil!”.
A programação transcorreu ao longo do dia. Pela manhã, houve apresentações de fanfarras, de um grupo teatral e aula pública de História, além do descerramento do totem, que contou com a participação de autoridades do Executivo e Legislativo municipal, bem como representantes do Governo do Estado.
À tarde, as atividades seguiram até as 16h30, com diversas manifestações culturais e apresentações institucionais de órgãos do Executivo estadual, além de várias oficinas para jovens.
Outra cidade que recebeu, neste 5 de julho, a passagem do projeto “Bahia: memórias de lutas e liberdade” foi Maragogipe, município do Recôncavo Baiano. Até o dia 14/7, a ação passará pelas cidades de São Francisco do Conde (6/7), Caetité (7/7), Itaparica (10/7), Jaguaripe (11/7), Valença (12/7), Cairu (13/7), e finalizará em Governador Mangabeira. Já foram homenageados Santo Amaro (14/6), Saubara (16/6), Cachoeira (25/6), Salvador (29 e 30/6), Simões Filho (3/7), Candeias e São Félix, ambas no dia 4/7.