Pai denuncia suposta negligência da UPA pediátrica de Camaçari, na atualização de pacientes para regulação do estado
A denúncia ocorreu na última quinta-feira (12), quando uma criança deu entrada na UPA Infantil de Camaçari, com quadro de pneumonia. Após atendimento, a equipe da unidade deu início ao relatório médico para a regulação em um hospital, devido ao agravamento de saúde da paciente, que respirava com ajuda de aparelho.
Devido a dificuldade dos municípios baianos na regulação da Secretaria da Saúde do Estado, o pai da criança buscou agilizar no sábado (14) entrando em contato com alguns hospitais da capital baiana, que pediram o número da regulação da UPA.
Após buscar informação sobre a regulação da filha, o pai constatou que a unidade não havia atualizado o nome da paciente no sistema, passando o sábado e domingo sem constar o nome da pequena na fila da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB).
Na manhã desta segunda-feira (16), com a chegada de um outro profissional, a regulação foi concluída, com a transferência da paciente para um hospital em Salvador.
Para o pai da paciente, o que deu a perceber, que nos finais de semana a UPA não lança o nome dos pacientes na regulação pela falta de um responsável na Unidade. “Sentir resistência do funcionário responsável pelo setor em passar informações sobre a regulação de minha filha; algo que na segunda, passado o final de semana e com a vinda de outro funcionário, o nome foi atualizado.” Citou.
Entramos em contato com a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) para pedir informações sobre os procedimentos para regulação de pacientes na UPA nos finais de semanas. Infelizmente, até o momento em que rodamos esta matéria não obtivemos retorno.