Notícias

Oficina participativa discute propostas para o zoneamento do Parque das Dunas de Abrantes e Jauá

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Camaçari (Sedur), realizou na manhã desta quinta-feira (11/8), na Associação de Moradores de Buris de Abrantes, orla de Camaçari, uma Oficina de Planejamento Participativo, referente ao Plano de Manejo do Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá. O evento teve a participação do corpo técnico do órgão com o objetivo de integrar a comunidade local na efetivação e preservação da área.

Para a secretária da Sedur, Andréa Montenegro, a comunidade tem um papel importante nesse processo e ajuda muito nas decisões que vão impulsionar mais uma etapa na efetivação do Parque. “Vocês conhecerão a proposta de zoneamento e fiquem à vontade para contribuir. Essa questão do Parque das Dunas é antiga, vem lá de 1977, e fico feliz em fazer parte desta história. Esse elo, poder público, comunidade, empreendedor e sociedade civil, é importante. Todos nós queremos o bem”, disse.

De acordo com a engenheira ambiental da Sedur, Milai Rodrigues, a participação popular é fundamental na construção. “Esse momento aqui, é o que chamamos de Produto 2. Hoje, além de conhecer a proposta, eles vão poder votar a zona de amortecimento, o zoneamento e as vias de acesso da unidade de conservação, além de obtermos dados referentes aos aspectos socioeconômico e cultural”, explicou.

 

 

Oficina participativa discute propostas para o zoneamento do Parque das Dunas de Abrantes e Jauá 2
Foto Divulgação/Ascom Camaçari

 

Após a explanação da empresa Falco Monitoramento Ambiental, responsável pela execução do plano de manejo, os munícipes participaram de uma dinâmica com os demais participantes, com a finalidade de obter sugestões de uso múltiplo a serem implantadas em três áreas do parque.

O morador da localidade há 48 anos, Josué Nazaré, achou a iniciativa positiva. “Essa oficina aqui foi muito válida. Todos sabem que existe uma defasagem do parque e a muitos anos e ninguém nunca fez nada. Queria agradecer a secretária Andréa pela iniciativa. Entretanto, de imediato, precisamos de fato é que parem com a devastação, pois não adianta a prefeitura chegar aqui com um projeto lindo desse, com a intenção de cuidar, de revitalizar a área, e o Estado não faz nada. Precisamos de uma ação mais intensa das forças de segurança para conter a devastação”, salientou.

Além de técnicos da Sedur, também participaram da oficina, representando o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Geneci Braz; a Polícia Ambiental, major PM Sérgio Dias; representando o Legislativo Municipal, o Vereador Gilvan Souza e posteriormente o Dr. Samuka. O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), e a Associação de Moradores da Via Parque, e moradores da localidade também marcaram presença no encontro. 

Comentários: