Nova fase do Reflora Camaçari é aplicada na comunidade de Cachoeirinha
A Comunidade de Cachoeirinha, situada em Barra do Pojuca, na Orla de Camaçari recebeu a visita na tarde da última sexta-feira (6/8), de técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), para apresentar a comunidade uma das ações que fazem parte do Programa Reflora Camaçari, que junto com à comunidade, adotou a conhecida Lagoa da Paz, com objetivo de garantir longevidade ao importante instrumento ambiental.
Na ocasião, o coordenador responsável pelo programa, João Leal, lembra, “esse segundo momento é a hora da comunidade citar o que deseja incluir na execução do projeto. Sem o envolvimento das pessoas pertencentes a esse lugar, o Reflora não teria sentido de existir”, concluiu.
A gestora, Andréa Montenegro, que se fez presente na primeira fase do projeto, declara que o projeto “só tem força pelo envolvimento de todos: poder público, comunidade e iniciativa privada, e com as considerações feitas pela comunidade, em 15 dias, voltaremos para a fase de execução.”
Dona Nildes Bonfim, moradora da comunidade de Lagoa da Paz, se mostrou motivada para com a novidade, e disse que deseja que “esta lagoa se mantenha limpinha, e com muitos turistas para aproveitar a cultura aqui mostrada”.
Para Lene Góes, “É uma grande conquista! O resultado de um trabalho elaborado com a comunidade, e com certeza esse projeto trará muitos benefícios, geração de renda e trazer a comunidade, resgatando sua autoestima e senso de pertencimento!”
O desafio do governo municipal é tornar cada vez mais essa região um potencial turístico, para ser não apenas rota de passagem, mas destino certo para conhecimento e cultura.
Fonte: Ascom/PMC