Notícias

Mutirão marca o Dia Mundial da Limpeza em Arembepe

Com a presença de moradores, turistas e voluntários, foi realizado neste sábado (18), em Arembepe, Costa de Camaçari, o  Dia Mundial da Limpeza. O evento acontece no bairro desde 1999, e desde 2017 os organizadores aderiram a campanha global, que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta. 

Em Arembepe, a ação contou com cerca de 400 pessoas, que seguiram por toda manhã e coletaram lixos das praias, rios, lagoas e áreas verdes. 

De acordo com o morador da comunidade e ativista, Rivelino Martins, o mutirão vai aonde a limpeza pública não vai. “Fazemos a limpeza no rio, mergulhamos para retirar os lixos que estão submersos. Nós temos que cuidar do lugar onde vivemos. Esse é o papel daqueles que têm pertencimento pela sua terra”, explicou.

 

 

Para a  responsável pela Secretaria do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar, ações como essas estão atreladas ao turismo. “Manter todos os produtos turísticos limpos, apresentáveis para aqueles que chegam em nossa cidade, é importantíssimo. Essa ação aqui serve para conscientizar toda população da necessidade não só para o turismo, mas para o nosso dia a dia”, destacou.

A titular da Sedur, Andréa Montenegro, reuniu a equipe para participar da ação. “Muito importante, algo positivo, essa união de forças para que a gente possa limpar as praias, rios e lagoas. É o momento que o mundo para, em prol dessa ação em conjunto. E isso é muito importante para a preservação, especialmente para  nós que estamos diariamente nessa luta de fiscalização e revitalização dos espaços  ambientais. Parabéns a toda comunidade!”, declarou a gestora.

O Dia Mundial da Limpeza foi idealizado por uma ação que tomou forma na Estônia, em 2008. Mais de 50 mil pessoas se uniram para fazer a limpeza de todo o país, que durou cinco horas. O efeito foi tão grande que o lixo jogado ilegalmente em terrenos baldios diminuiu 75% em toda a Estônia.

 

Comentários: