Moradores de Arembepe convivem com alagamentos a mais de 30 dias
As fortes chuvas que vem acontecendo durante o mês abril e maio em Salvador e Região Metropolitana, deixou a comunidade de Arembepe, orla de Camaçari, com diversos pontos de alagamentos na localidade.
Segundo moradores, já estão nessas condições a mais de 30 dias. E o pior, a previsão do tempo para o fim de semana é de céu encoberto e 90% de chance de chuva para domingo (17/5), com temperatura mínima é de 24° e máxima de 32°. Ou seja, o transtorno para quem tem suas residências em áreas alagadas está longe de terminar.
Para o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Camaçari, Genival Seixas, o volume de chuva que era para cair em um mês desabou em três dias.
Mas, relatos de moradores nas redes sociais, descreve que o problema é recorrentes das construções em área de proteção ambiental, e com os aterramentos tem dificultado o escoamento do curso natural das águas de chuvas.
Para a ambientalista Fabiana Franco, um empreendimento liberado pela prefeitura de Camaçari, que não está acordo com a legislação ambiental tem provocado o transtorno para a comunidade. “É o que mostra relatório do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) que confirmou as denúncias de irregularidades de cunho ambiental e fragilidades no processo de liberação da licença da obra já que a área é comprovadamente de Preservação Ambiental. Ainda segundo o documento do Inema, o empreendimento não solicitou ao órgão responsável a licença necessária para o manejo de águas”. Relatou em uma rede social.
A prefeitura de Camaçari não se pronunciou sobre os alagamentos e as reclamações dos moradores. Sobre as acusações do empreendimento irregular em área de preservação ambiental em Arembepe, até o momento a prefeitura de Camaçari não enviou nenhuma nota de esclarecimento.
Siga-nos nas redes sociais:
Posted by OrlaNews on Wednesday, 4 December 2019